Cotidiano

Modelo 2017 traz o futuro a bordo com baixo consumo de combustível

Redação DM

Publicado em 1 de novembro de 2016 às 00:27 | Atualizado há 6 meses

Ao apresentar o modelo 2017 do sedã Fusion Hybrid, mantendo o mesmo facelift de toda a linha, a Ford mostrou um carro com um pacote composto por tecnologias de ponta e com foco voltado para a sustentabilidade. De fato, a montadora apenas confirmou as qualidades do sedã grande mais vendido do segmento no mercado brasileiro. O novo Fusion, na versão única Titanium, traz dois motores sob o capô: um elétrico e outro a gasolina. Os dois funcionam de forma combinada, conforme a velocidade desenvolvida pelo veículo. Na ação compartilhada entre um e outro, o consumo do Fusion Hbybrid alcança 16,8 km/L de gasolina na cidade. A versão Hyrid, com a qual a Ford completa a linha 2017, custa R$ 159.500.

Modelo estratégico do processo de eletrificação global de veículos da Ford, o Fusion Hybrid traz equipamentos não disponíveis nem em concorrentes de marcas premium. Como principais recursos, oferece tecnologias como piloto automático adaptativo com “stop and go”, alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem, assistente autônomo de detecção de pedestres e estacionamento automático de segunda geração para vagas paralelas e perpendiculares. Também é o único com sistemas de alerta de ponto cego e permanência em faixa, sensor de fadiga, monitoramento 360 graus, cintos traseiros infláveis e rodas de 18 polegadas.

A lista de equipamentos oferecidos no Hybrid 2017 inclui ainda oito airbags, alerta de tráfego cruzado, faróis full LED, sistema de conectividade SYNC 3, farol alto automático, sensor de chuva, ar-condicionado de dupla zona, chave com sensor de presença e acesso inteligente Ford Power, partida remota, teto solar e seletor de câmbio E-Shifter. Maurício Grecco, gerente de Marketing da Ford, disse que o Hybrid reúne os novos recursos de eletrificação em um veículo com um moderno motor a combustão.

O sistema propulsor do Fusion Hybrid combina um motor 2.0 de ciclo Atkinson a gasolina e um motor elétrico alimentado por uma bateria avançada de íons de lítio, com garantia de 8 anos de fábrica. A recarga da bateria é auxiliada também pelo sistema de freios regenerativos. A transmissão continuamente variável e-CVT faz o gerenciamento dos dois motores, com uma potência combinada de 190 cv.

SISTEMA INTELIGENTE

Um dos sistemas inteligentes do Fusion Hybrid é o chamado EV+, que reconhece os destinos mais frequentes por meio do GPS do carro e prioriza o uso do motor elétrico para economizar combustível. O painel tem duas telas de 4,2 polegadas configuráveis e o Ecoguide, que ilustra com desenhos de folhas quando se dirige de modo mais sustentável. A nova grade dianteira com controle ativo é um recurso adicional para reduzir o consumo.

De série, o Fusion Hybrid também oferece controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, assistente de frenagem de emergência e assistente de partida em rampas. A suspensão com sistema MacPherson na dianteira e Control Link na traseira garante o alto padrão de dirigibilidade e estabilidade.

O Fusion Hybrid, assim como os demais modelos da linha, não usa mais a alavanca de câmbio. Agora, o acionamento é feito por um novo seletor rotativo E-Shifter. Esse seletor tem funções adicionais, como o modo Low, que ajuda a segurar o carro em descidas íngremes. O acabamento interno é luxuoso e a ausência de ruídos chama a atenção do motorista e dos passageiros. Uma acústica perfeita.

O Fusion Hybrid, que conta com classificação máxima dos principais órgãos certificadores dos Estados Unidos, traz com exclusividade cintos traseiros laterais infláveis e tecnologias semiautônomas que ajudam o motorista a ter uma direção mais segura e tranquila. Também vem com sistema Isofix para cadeiras infantis, chave programável MyKey, alarme antifurto, monitoramento individual de pressão dos pneus e câmera de ré de alta resolução.

Para a conectividade, o sedã grande da Ford conta com o sistema SYNC 3, de última geração, compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Além de tela capacitiva de 8 polegadas com comandos intuitivos, tem uma nova interface gráfica e processamento dez vezes mais rápido. Os comandos de voz foram aprimorados, incluindo as funções de telefone, navegação, música, climatização, mensagens de voz e aplicativos, através do sistema AppLink.

Vem acompanhado de som premium da Sony, 12 alto-falantes, e também dispõe da Assistência de Emergência, que faz uma ligação automática ao serviço de atendimento médico de urgência, o Samu, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível, através de um celular pareado.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias