Morre Beth Fernandes, referência da causa LGBTQIA+ em Goiás
DM Redação
Publicado em 16 de outubro de 2025 às 10:56 | Atualizado há 2 horas
Roberta Fernandes de Souza, de 49 anos, morreu nesta quarta-feira, dia 15. Psicóloga e ativista da causa LGBTQIA+, Beth Fernandes, mulher trans, foi uma das principais referências do movimento em defesa dos direitos das pessoas transexuais no estado, tendo atuado em conselhos estaduais e nacionais voltados à diversidade. A causa da morte não foi divulgada.
Amigos, instituições e autoridades políticas lamentaram a morte de Beth e destacaram sua trajetória de militância nas redes sociais.
A Associação da Parada do Orgulho GLBT de Goiás divulgou nota lembrando o legado de Beth, que por anos esteve à frente da organização da Parada LGBT de Goiânia e fundou, em 2011, o Fórum de Transexuais de Goiás. A entidade destacou que sua atuação começou na década de 1980 e foi marcada pela coragem e pela dedicação à causa da diversidade.
O velório de Beth acontece nesta quinta-feira (16), a partir das 7h, e o sepultamento está marcado para as 11h, no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia.
As homenagens publicadas nas redes sociais ressaltam a trajetória de Beth, descrita como “pioneira, corajosa e comprometida com as pessoas mais vulnerabilizadas”.