Motoristas que reduzem velocidade somente nas proximidades dos radares serão fiscalizados
Redação DM
Publicado em 31 de outubro de 2017 às 18:36 | Atualizado há 8 anos
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fará medida educativa a partir de quarta-feira (01/11) em vias de São Paulo. Os radares calcularão o tempo que o motorista gasta de um ponto a outro por meio da velocidade utilizada. O condutor que cometer a infração receberá uma carta da Prefeitura, mas receberão multas nem pontos na carteira nacional de habilitação (CNH).
“O cálculo da velocidade média é feito por radares existentes nas vias. Assim que o motorista passar pelo primeiro aparelho, o horário e a velocidade são registrados pelo equipamento. Se o condutor alcançar o segundo radar mais rápido do que o tempo necessário para percorrer o trecho dentro da velocidade máxima permitida, o motorista será advertido, via correspondência”, informou o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda.
Apesar de ser somente uma medida educativa e não ter risco de multa conforme orientações da legislação federal, os radares continuarão autuando quem for pego dirigindo acima da velocidade estabelecida no local.
A medida pretende combater o hábito de condutores que reduzem a velocidade somente enquanto passam por radares. A implantação era estudada desde 20120, ainda no mandado do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD).
Avalleda comentou ainda sobre a importância da ação. “As pessoas vão receber uma carta que não tem nenhuma consequência jurídica, mas na minha opinião vai sensibilizar a pessoa que ela se comportou de maneira inadequada”, disse.
Foto: Arquivo/Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo/Arquivo)