MP reabre investigação sobre Youssef em São Paulo
Redação DM
Publicado em 15 de janeiro de 2016 às 02:00 | Atualizado há 11 anosSÃO PAULO – O Conselho Superior do Ministério Público determinou a abertura das investigações sobre a participação do doleiro Alberto Youssef no suposto pagamento de propina nas obras do monotrilho de São Paulo. O inquérito tinha sido arquivado pelo promotor Augusto Eduardo de Souza Rossin, em setembro de 2015, que não viu indícios de crime.
De acordo com o conselho, é necessária a realização de novas diligências para investigar se houve algum tipo de desvio de contratos da Sanko Sider, que fornece tubos para obras, para e foi alvo da Operação Lava Jato. Além de Youssef, o inquérito investigava o Metrô de São Paulo, a Construtora OAS, o Consórcio Queiroz Galvão, a Bombardier e o engenheiro Vagner Mendonça, que seria o contato de Youssef com o Metrô.
As investigações partem de materiais apreendidos com o doleiro Alberto Youssef durante a primeira fase da Operação Lava-Jato. Em agosto do ano passado, promotores paulistas foram a Curitiba para acompanhar um depoimento de Youssef sobre o caso.
O doleiro afirmou que a planilha apreendida era uma relação de empresas que seriam clientes em potencial de uma empresa fabricante de tubos com quem teve negócios. O proprietário da Sanko Sider, Marcio Bonilho, confirmou a versão em depoimento à CPI da Petrobras em 2015.