MP recomenda à CMTC que mantenha frota suficiente de ônibus nas férias
Diário da Manhã
Publicado em 4 de julho de 2018 às 13:24 | Atualizado há 7 anos
O Ministério Público (MP) recomendou nesta segunda-feira (02/07) à CMTC para que determine as empresas do transporte coletivo para que mantenham viagens suficientes na planilha de férias. A ação ocorre com o objetivo de não prejudicar os usuários que dependem de ônibus para trabalhar e realizar outras atividades.
O órgão pediu ainda que não fosse reduzido o quantitativo de viagens que operam entre terminais ou que transportam muitos passageiros, como as linhas 020, 014 e 003.
A CMTC tem cinco dias para prestar informações sobre as medidas que serão tomadas. No caso de descumprimento da recomendação, o MP pode ajuizar uma ação civil por ato de improbidade administrativa. Caberá ainda a empresa fiscalizar se as medidas estão sendo cumpridas.
De acordo com a promotora responsável pelo caso, Leila Maria de Oliveira, da 50ª Promotoria de Justiça de Goiânia, apesar do período de recesso escolar, grande parte da população depende dos ônibus para trabalhar.
Segundo o documento, as empresas que prestadoras de serviço do transporte coletivo tem operado desde o dia 25 dejulho com a chamada ‘planilha de férias’. Por isso, as linhas mais utilizadas pelo usuários como a 020, 014, 003 tiveram a circulação reduzida.
A promotora argumentou, ainda, que mais de 100 outras linhas, as quais não fazem parte de trajeto específico para escolas, tiveram redução de viagens. Como consequência, os usuários do transporte público estão esperando até o dobro do tempo nos pontos de ônibus.
(Foto: reprodução Internet)