Home / Cotidiano

COTIDIANO

Mulheres que comandam o transporte coletivo

O primeiro dia de trabalho foi considerado tenso por Juliana, os passageiros não estavam acostumados com mulher ao volante. “Mas eu consegui superar"

Juliana Rosa - reprodução RMTC Juliana Rosa - reprodução RMTC

Cada dia mais, as mulheres ganham destaque profissional em áreas que costumavam ser dominadas por homens. Um exemplo claro disso é a presença feminina crescente no setor de transporte coletivo urbano.

Em Goiânia, a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos(RMTC) conta com 63 mulheres motoristas, em comparação com 2.440 motoristas do sexo masculino, conforme dados de março de 2023. Essas mulheres estão desafiando estereótipos e demonstrando que têm a liberdade e habilidade para desempenhar qualquer função, seja operacional ou de gestão.

Mulheres que comandam o transporte coletivo
Mulheres que comandam o transporte coletivo Mulheres que comandam o transporte coletivo Mulheres que comandam o transporte coletivo Mulheres que comandam o transporte coletivo Mulheres que comandam o transporte coletivo Mulheres que comandam o transporte coletivo

Esse avanço tem sido bem recebido tanto pelos passageiros quanto pelos colegas de trabalho. "É a realização de um grande sonho. Nem consigo definir essa sensação", comemora Leidivânia Brito, que se tornou motorista da RMTC há um ano e sete meses, pela empresa HP Transportes. Separada e mãe de duas garotas, ela superou obstáculos pessoais e encontrou na profissão uma fonte de orgulho e realização.

Outro exemplo de sucesso é Viviana, motorista do Rápido Araguaia, que afirma: "Antes de ser admitida, eu estava com depressão, sou viúva e tenho dois filhos. Hoje, me sinto realizada, é maravilhoso poder ver que estou realizando conquistas e abrindo portas para outras mulheres. Meus filhos sentem muito orgulho de mim e isso me motiva todos os dias."

Empresas como a HP Transportes e Rápido Araguaia têm reconhecido o valor dessas profissionais, proporcionando igualdade de oportunidades e ambiente de trabalho inclusivo. "Não há diferença salarial e nem planilhas exclusivas. Aqui é todo mundo, homem ou mulher na mesma categoria e reconhecimento", afirma uma das motoristas.

Apesar de ainda haver poucas mulheres nessa área, empresas como a Metrobus estão incentivando a ampla concorrência para o cargo de motorista, reconhecendo o potencial das mulheres nesse campo.

Para essas mulheres, o reconhecimento dos familiares, amigos e colegas de profissão é o fator determinante para se sentirem confortáveis frente à direção de um ônibus. Embora existam situações de preconceito quanto ao gênero na função, elas escolhem não absorver essas críticas e manter o foco no desenvolvimento profissional e no crescimento pessoal.

Mesmo em um ambiente tradicionalmente masculino, como o transporte público, as mulheres estão deixando sua marca. Embora os uniformes sejam os mesmos para todos os motoristas, o toque feminino é evidente, seja com um batom no bolso ou um retoque rápido durante uma parada. "As mulheres estão conquistando um espaço enorme em todas as áreas, estão perdendo o medo ao saber que outras são capazes e, então, elas também. Sinto muito orgulho em representar a classe das mulheres no operacional do transporte público, é uma conquista muito grande", ressalta Rozivan, que se sente feliz e realizada como profissional no segmento de transportes.

Essas mulheres estão conquistando um espaço importante em todas as áreas, inspirando outras a acreditarem em suas próprias capacidades. A RMTC destaca que não há discriminação de gênero ou diferença salarial em suas políticas de contratação, seguindo os princípios de igualdade e valorização do trabalho.

Mais vídeos:

  • COTIDIANO

    Cachorros vítimas de maus-tratos são resgatados em ônibus

    Os animais seriam transportados no bagageiro de um ônibus e viajariam cerca de 2500 km

    Publicado quarta-feira, 24 de abril de 2024 - 08:54

    / Atualizado quarta-feira, 24 de abril de 2024

  • COTIDIANO

    Bombeiros resgatam criança que prendeu a cabeça em grade

    Segundo a mãe da criança, a menina tentava sair de casa pela grade quando ficou presa

    Publicado terça-feira, 23 de abril de 2024 - 16:05

    / Atualizado terça-feira, 23 de abril de 2024

  • COTIDIANO

    Recém nascido engasgado com leite materno é salvo por PRF na BR-060

    Após identificaram a dificuldade para o bebê respirar, os agentes iniciaram a Manobra de Heimilich, que consiste na desobstrução das vias aéreas

    Publicado terça-feira, 23 de abril de 2024 - 08:41

    / Atualizado terça-feira, 23 de abril de 2024

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias