Home / Cotidiano

Cotidiano

Nossa Senhora Aparecida, intercede cheia de ternura e consolação

A Fé católica se une com a devoção à Padroeira do Brasil

Imagem ilustrativa da imagem Nossa Senhora Aparecida, intercede cheia de ternura e consolação

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil quem é católico certamente é devoto! Quem não é com certeza a conhece! Conhecida como a Santa cuja festa liturgia é celebrada Dia 12 de outubro. Porém, é comum que fiéis façam uma novena santa alguns dias antes da celebração. Venerada desde o século XVIII, Nossa Senhora Aparecida é símbolo de devoção genuinamente brasileira.

A Padroeira do Brasil, é muito requisitada por fiéis que precisam de ajuda em momento de aflição. Nossa Senhora Aparecida representa a imagem da mãe de Jesus, e foi encontrada pelos pescadores em outubro de 1717, no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá (SP). Ela veio para os pescadores em dois pedaços: primeiro o corpo e, em seguida, a cabeça. Como ela foi "aparecida", o nome encaixou perfeitamente e o episódio foi considerado um milagre. A partir desse episódio, iniciou-se a devoção pela santa.

Rainha soberana, incomparável, acolhedora que abraça todos os devotos que nela creem, com seu manto sagrado, cheio da unção, realizando milagres de inúmeras formas a percorrer pelo Brasil. Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, refúgio e consolação dos aflitos e atribulados. Ela como referência de Mãe da igreja católica e Padroeira do Brasil, tem sobre todos os seus devotos uma singular proteção, que se estende em uma corrente de orações conectados à Cristo Jesus.


		Nossa Senhora Aparecida, intercede cheia de ternura e consolação
Gynaberg Reis


E o Diário da Manhã foi em busca dessa festividade a Padroeira do Brasil cheia de unção a derramar sobre seus fiéis devotos.

O Reitor e Pároco: Frei Edmilson Vaz, da Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida, nos conta sobre a calorosa e saudosa animação dos devotos pela Padroeira do Brasil na festividade do novenário. “Esses dias de novena a Nossa Senhora tem sido dias de graças e bênçãos incalculáveis. O fervor dos devotos e a devoção tem aumentado cada dia, seja pelas orações, ladainhas, bênçãos de Nossa Senhora, seja pelos diversos testemunhos de milagres alcançados pela intercessão dela. Nossa Senhora é realmente nossa mãe”, conta.

Frei Edmilson, explica sobre o símbolo que nossa Senhora Aparecida representa a todos os Católicos como a Padroeira do Brasil, e a importância para a Fé católica.

“Em primeiro lugar Nossa Senhora Aparecida para nós Católicos simboliza proteção. Ela é a padroeira, isto é, o Brasil está sob o patrocínio daquela que também foi eleita pelo povo brasileiro como rainha do nosso país. A coroa que ela traz na cabeça e sua veste com as cores do Brasil e do nosso povo, marcadamente com a pele e o sangue negro, revelam em grande medida a nossa brasilidade. Nossa Senhora se misturou a nossa cultura. A Fé Católica só ganha com a devoção a Nossa Senhora, pois temos uma fé cheia de ternura, maternidade, cuidado e integração entre o feminino e masculino, dimensões estas que constituem a nossa condição humana”, diz.

O líder religioso fala sobre a ‘pesca milagrosa’ pois naquela época, a pesca não estava nada produtiva, e ao puxar a rede os pescadores se depararam com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

“Interessante a pergunta porque nos relatos bíblicos também encontramos pescas milagrosas realizadas por Jesus, como por exemplo no evangelho de Lucas 5,1-11. A pesca quando abundante sempre tem esse sentido de fartura, generosidade de Deus e também símbolo da presença divina que tudo doa para o nosso bem. Então, a pesca milagrosa que os pescadores fizeram no rio Paraíba do Sul após acharem a imagem da padroeira simboliza essa comunhão que existe entre Nossa Senhora e Jesus, entre a Mãe e o Filho”.

Frei Edmilson Vaz, conta sobre a contemplação de Nossa Senhora Aparecida, ser na data de 12 de outubro, mesmo dia que se comemora o dia das crianças.

“Essa coincidência entre o dia de Nossa Senhora e o dia das crianças é um elo entre a maternidade e a inocência, o ‘SIM’ de Nossa Senhora ao chamado de Deus e, ao mesmo tempo, a pureza de Nossa Senhora, que permaneceu ao mesmo tempo virgem e mãe, porque toda transparente trouxe ao mundo uma criança, um menino, que seria o Salvador de todos os povos”.

E para finalizar o Frei Edmilson Vaz, deixa uma mensagem para todos os devotos a Nossa Senhora Aparecida. “Que todos nós não percamos nossa fé e a nossa devoção. Vamos buscar cada dia a Deus, sempre reconhecendo a maternidade de Nossa Senhora como caminho certo de imitação ao seguimento de Jesus. Sejamos como Nossa Senhora: mãe, discípula e missionária do Reino de Deus. Participem sempre das nossas novenas e festejos aquela que é e será sempre, a padroeira do Brasil. Viva Nossa Senhora Aparecida”.

Dentre essa celebração a Nossa Senhora Aparecida, a devota projetista cadista, Ana Cecília Morais, nos conta sua devoção e milagres extraordinários recebidos pela Padroeira do Brasil.

"Falar de Nossa Senhora Aparecida e levar o nome dela à outras pessoas, é ser abençoada duas vezes pois como devota a Mãe Rainha, que sempre está presente intercedendo sobre a minha vida e de minha família nessa caminhada cristã ao longo dos anos, já fui agraciada inúmeras vezes com milagres concedidos por Nossa Senhora Aparecida, e ainda continuo sendo muito abençoada por Ela, e um dos milagres que marcou minha trajetória nessa devoção à Nossa Senhora Aparecida foi a graça da minha mãe ser curada de um tumor na garganta, e quando recebemos os laudos médicos que havia eliminado por completo o tumor na garganta, eu e toda minha família reunimos e fomos ao Santuário de Aparecida do Norte (SP), agradecer por esse milagre e minha mãe poder cantar a 'música da consagração' para Nossa Senhora com uma nova voz uma garganta curada, cheia de forças e Fé renovada, sou imensamente grata a Padroeira do Brasil" diz.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias