Número de multas por embriaguez ao volante cai 25%
Redação
Publicado em 29 de novembro de 2017 às 01:39 | Atualizado há 7 anos
O número de multas por motoristas flagrados na direção sob efeito do álcool caiu 25% neste ano em Goiás. Segundo dados do Departamento Estadual do Trânsito de Goiás (Detran-GO), 121 motoristas foram autuados por embriaguez ao volante a cada 1 mil abordagens do Balada Responsável realizadas em 2016. A média caiu para 96 neste ano.
A redução no número de condutores abordados pelas blitzen do programa e notificados por dirigir sob o efeito de álcool é resultado, aponta o Detran-GO, pela política educativa intensificada nos últimos anos, além do aumento da fiscalização no trânsito do Estado. A multa, para este tipo de infração, é de R$ 2,9 mil.
O levantamento foi realizado tendo como base os relatórios da Balada Responsável, que mostram que o condutor goiano está mais consciente em relação à Lei Seca. Recentemente, o Detran-GO reformulou o programa, com a identificação dos pontos críticos e intensificação das ações para que se tornassem mais precisas e eficazes.
“Mais que um programa de trânsito, o Balada Responsável é um grande reforço à Segurança Pública. A presença das blitzen e bloqueios nas ruas por si só eleva sensação de segurança do cidadão e inibe a ação de criminosos. Nas ações são checadas a documentação do condutor e do veículo, além do trabalho rotineiro das abordagens policiais”, pontua o presidente Manoel Xavier Ferreira Filho.
HOMENS SÃO MAIORIA
De acordo com o levantamento do Detran-GO, 92% dos motoristas flagrados alcoolizados são homens. Os dados mostram ainda que, neste ano, 77% infrações foram lavradas para a faixa etária dos 23 aos 47 anos. Destes, 7% dos condutores são recém-habilitados e têm entre 18 e 22 anos.
Como determina a Lei 13.281, a penalidade para a infração é multa de R$ 2.934,70, além da retenção do veículo e recolhimento da CNH. O motorista autuado responderá a processo, que pode gerar 12 meses de suspensão do direito de dirigir.
NOVOS VEÍCULOS PARA O PROGRAMA BALADA RESPONSÁVEL
Mais dois veículos zero quilômetros foram entregues pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) ao Batalhão de Trânsito (BPMTran), unidade especializada da Polícia Militar responsável pelo policiamento de trânsito em Goiânia. Os automóveis oficiais serão utilizados como reforços pelo Programa Balada Responsável no combate aos casos de embriaguez ao volante.
Participaram da entrega o diretor de Atendimento Institucional e Infraestrutura do Detran, Paulo de Jesus; o gerente de fiscalização do Detran, coronel Júlio Mota; o tenente-coronel Danilo Moura Braga, o coronel Ricardo Rocha e o major Daniel Freire Rezende, estes do Batalhão de Trânsito.