Cotidiano

Número de multas por embriaguez ao volante cai 25%

Redação

Publicado em 29 de novembro de 2017 às 01:39 | Atualizado há 7 anos

 

O número de multas por mo­toristas flagrados na direção sob efeito do álcool caiu 25% nes­te ano em Goiás. Segundo da­dos do Departamento Estadual do Trânsito de Goiás (Detran­-GO), 121 motoristas foram au­tuados por embriaguez ao vo­lante a cada 1 mil abordagens do Balada Responsável realiza­das em 2016. A média caiu para 96 neste ano.

A redução no número de con­dutores abordados pelas blitzen do programa e notificados por di­rigir sob o efeito de álcool é resul­tado, aponta o Detran-GO, pela política educativa intensificada nos últimos anos, além do au­mento da fiscalização no trânsi­to do Estado. A multa, para este tipo de infração, é de R$ 2,9 mil.

O levantamento foi realiza­do tendo como base os relató­rios da Balada Responsável, que mostram que o condutor goia­no está mais consciente em re­lação à Lei Seca. Recentemente, o Detran-GO reformulou o pro­grama, com a identificação dos pontos críticos e intensificação das ações para que se tornassem mais precisas e eficazes.

“Mais que um programa de trânsito, o Balada Responsável é um grande reforço à Segurança Pública. A presença das blitzen e bloqueios nas ruas por si só eleva sensação de segurança do cidadão e inibe a ação de criminosos. Nas ações são checadas a documenta­ção do condutor e do veículo, além do trabalho rotineiro das aborda­gens policiais”, pontua o presiden­te Manoel Xavier Ferreira Filho.

HOMENS SÃO MAIORIA

De acordo com o levantamen­to do Detran-GO, 92% dos moto­ristas flagrados alcoolizados são homens. Os dados mostram ain­da que, neste ano, 77% infrações foram lavradas para a faixa etária dos 23 aos 47 anos. Destes, 7% dos condutores são recém-habilitados e têm entre 18 e 22 anos.

Como determina a Lei 13.281, a penalidade para a infração é multa de R$ 2.934,70, além da re­tenção do veículo e recolhimen­to da CNH. O motorista autuado responderá a processo, que pode gerar 12 meses de suspensão do direito de dirigir.

NOVOS VEÍCULOS PARA O PROGRAMA BALADA RESPONSÁVEL

Mais dois veículos zero quilô­metros foram entregues pelo De­partamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) ao Bata­lhão de Trânsito (BPMTran), unidade especializada da Polí­cia Militar responsável pelo poli­ciamento de trânsito em Goiânia. Os automóveis oficiais serão uti­lizados como reforços pelo Pro­grama Balada Responsável no combate aos casos de embria­guez ao volante.

Participaram da entrega o dire­tor de Atendimento Institucional e Infraestrutura do Detran, Pau­lo de Jesus; o gerente de fiscaliza­ção do Detran, coronel Júlio Mota; o tenente-coronel Danilo Moura Braga, o coronel Ricardo Rocha e o major Daniel Freire Rezende, es­tes do Batalhão de Trânsito.

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias