Cotidiano

O melhor horário para malhar

Redação DM

Publicado em 15 de junho de 2015 às 02:02 | Atualizado há 10 anos

 

Beto Silva,Da editoria de Cidades

 

O estudo intitulado “Respostas hemodinâmicas e hormonais pós-exercício aeróbio realizado pela manhã e ao final do dia”, do doutorando Leandro Campos de Brito, da Universidade de São Paulo (USP), trouxe à tona os mecanismos da hipotensão – efeito em que o valor da pressão arterial do paciente é menor após uma sessão de exercício aeróbico de intensidade leve a moderada.

Diversos estudos científicos reforçam a ideia de que a atividade física matinal traz benefícios. A nova pesquisa da USP, ainda não concluída, parece caminhar neste sentido.

Orientado por Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz, ele ganhou o primeiro lugar em Melhor Pesquisa Aplicada no 16º Simpósio de Educação Física e Esporte, evento-satélite do 36º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, que aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de junho.

A equipe de Claudia observou em pesquisas anteriores que o organismo se sai melhor quando o exercício é realizado pela manhã. Motivo: maior redução do débito cardíaco – que é a quantidade de sangue ejetado na circulação durante um minuto. Trata-se de um dos mecanismos hemodinâmicos que determina a pressão arterial sistêmica.

Outro fato relevante da pesquisa é que foi possível verificar um aumento do hormônio vasopressina. que controla o volume do sangue, mas somente após o exercício aeróbico realizado à noite, mantendo-se inalterado após a atividade realizada pela manhã.

É possível que a vasopressina ajude a manter o volume de sangue à noite (consequentemente o débito cardíaco) – o que faz com que a pressão arterial reduza menos após o exercício promovendo uma hipotensão pós-exercício de menor magnitude.

O pesquisador já havia realizado estudo na mesma linha durante o mestrado, defendido em 2013.

Ele realizou sessões únicas de exercício físico com 13 homens pré-hipertensos. Em seu projeto atual, o doutorando pesquisa se essas diferenças entre manhã e noite permanecem após um período de treinamento aeróbico (ou seja, mais sessões) em hipertensos medicados.

A partir dos resultados dessa pesquisa, poderá apresentar uma comprovação mais completa do melhor horário para pacientes hipertensos realizarem atividade física.

 

ESPALHAR

Atletas profissionais preferem espalhar suas atividades ao longo do dia. Estudo recente da Universidade de Birmingham (Reino Unido) sugere que os horários de melhor desempenho bastante ao longo do dia. Ou seja, cada um tem uma melhor performance. E um dos motivos seria o horário em que o atleta dorme durante o dia.

 

 

Frequência é mais importante do que turno

 

  • Escolha o horário em que sente mais disposição ou que você sabe que conseguirá manter uma frequência;
  • Nunca faça exercícios em jejum para evitar a hipoglicemia, por isso, se você pretende se exercitar de manhã veja com a nutricionista o que comer antes e depois dos exercícios;
  • Da mesma forma se você se exercita perto do horário do almoço, tome cuidado com o que comer e quanto tempo comer antes ou depois dos exercícios
  • No verão, tome cuidado com os horários de sol muito forte, pois em vez de saudável, se exercitar nestes horários pode ser prejudicial, provocando queimaduras, desidratação, câncer de pele (em longo prazo se você não faz uso de protetor solar);
  • Escolha lugares arborizados e horários com menos poluição para correr nas ruas.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia