Home / Cotidiano

Cotidiano

Onça-pintada, preservando nosso símbolo nacional

A onça-pintada simboliza a conservação da biodiversidade

Imagem ilustrativa da imagem Onça-pintada, preservando nosso símbolo nacional

O dia 29 de novembro foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente, como o dia Nacional da Onça-pintada, com o objetivo de unir esforços e promover ações sobre a importância ecológica da espécie símbolo da conservação da biodiversidade brasileira.

A onça-pintada é uma espécie de mamífero carnívoro da família dos felídeos encontrada nas Américas. É o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano.

Sua principais características, possui pelagem amarelo-dourado com pintas pretas na cabeça, pescoço e patas. Nos ombros, costas e flancos tem pintas formando rosetas que têm, no seu interior, um ou mais pontos. O Leopardo (Panthera pardus), que ocorre na Ásia e África, também possui rosetas, porém sem pontos pretos no interior

A espécie ainda pode ser encontrada na América Latina, incluindo o Brasil, em florestas Amazônica e na Mata Atlântica e em ambientes abertos como o Pantanal e o Cerrado.

Considerada um predador do topo da cadeia, a onça-pintada reina absoluta nos ambientes onde vive. As presas naturais da onça pintada podem consistir em animais silvestres como catetos, capivaras, queixadas, veados, tatus, cutias, jacarés entre outros.

São animais noturnos. Ou seja, elas caçam durante à noite. Portanto, dormem durante o dia perto dos rios ou nas árvores.

A reprodução da onça-pintada é rápida, pois os machos e fêmeas interagem por alguns dias e copulam nesse período e a gestação de uma onça dura, em média, três meses (93 -105 dias). Geralmente a onça-pintada tem dois filhotes em cada gestação. E a maturidade sexual dessa espécie ocorre dos dois anos aos dois anos e meio nas fêmeas e dos três a quatro anos nos machos.


		Onça-pintada, preservando nosso símbolo nacional
Gynaberg Reis


O Diário da Manhã conversou com biólogo que nos explica sobre este animal felino.

A bióloga, Sarah Santana, conta sobre o controle da espécie.

"A onça-pintada é um predador de topo de cadeia, tem um papel regulatório, ou seja, exerce um papel fundamental no topo da cadeia, controlando diversas espécies de herbívoros, como capivaras, veados e queixadas, além de outros predadores menores como ratos, raposas e guaxinins. Por isso, sua extinção causaria um desequilíbrio imensurável no funcionamento do ecossistema" diz.

Sarah Santana, conta a importância da espécie.

"Uma espécie emblemática das matas brasileiras, esse animal ao mesmo tempo temido e admirado que habita o imaginário das pessoas é um indicador de qualidade ambiental, necessitam de grandes áreas para sobreviver" diz

Sarah Santana, conta sobre a principal ameaça da espécie.

"A onça-pintada esta na espécie ameaçadas lista vermelha da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza), pois a mesma está catalogado, atualmente, como quase ameaçada. Essa desarmonia indica que, provavelmente, essa espécie, em um futuro próximo, estará em perigo" diz.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias