Home / Cotidiano

COTIDIANO

Os benefícios da amizade para a saúde e bem estar emocional

'Devemos cultivar e manter relações saudáveis de amizade para ter uma vida plena, realizada e onde possamos nos sentir bem', diz psicóloga

Imagem ilustrativa da imagem Os benefícios da amizade para a saúde e bem estar emocional

A amizade é uma parte fundamental da vida humana e gera muitos benefícios para a saúde e bem estar emocional. De acordo com a psicóloga Michelle Branquinho, um desses benefícios é o suporte emocional que os amigos oferecem, principalmente durante momentos difíceis da nossa vida.

Outro benefício é o aumento da autoestima, já que os amigos podem nos ajudar a nos sentirmos valorizados e apreciados, aumentando nossa autoestima e autoconfiança.

Segundo Michelle, a amizade também ajuda na redução do estresse, tendo em vista que os amigos podem ser uma fonte de diversão e alegria o que melhora o bem-estar emocional das pessoas.

"Isso também pode trazer o enriquecimento da vida porque os amigos podem nos apresentar novas ideias, interesses, perspectivas. Mostrar coisas que não percebemos em nós, ampliar os nossos horizontes, ajudar a ter ideias, desenvolver projetos e assim por diante", explica a psicóloga.

Por isso, Michelle destaca que devemos cultivar e manter relações saudáveis de amizade para ter uma vida plena, realizada e onde possamos nos sentir bem, pois, o ser humano não nasceu para viver sozinho. Precisamos de pessoas e, ao estar com pessoas, nós aprendemos a mudar e melhorar a nossa vida.

A aposentada Esterina Mendes da Silva, de 70 anos, tem uma amizade que já dura 29 anos e relata a importância de ter com quem contar diariamente.

Tenho uma amizade verdadeira que começou quando fui trabalhar como costureira para ela. Ela é uma pessoa maravilhosa, sempre me incentivou a lutar pelos meus sonhos e esteve presente em todos os momentos, bons e ruins, da minha vida. É muito importante ter com quem contar, principalmente quando estamos passando por momentos difíceis. Saber que você não está sozinha, que tem alguém do lado pra te ajudar em qualquer situação é fundamental e gratificante", afirma Esterina.

Já a jornalista Ana Carolina Tavares, tem uma amizade considerada impossível pela maioria das pessoas: a sogra. Ela conta que a relação entre as duas é sincera e de parceria.


		Os benefícios da amizade para a saúde e bem estar emocional

Ana Carolina Tavares e Sueli Maria

"O que mais gosto na nossa amizade é o respeito que temos uma pela outra e a disposição de ambas nos ajudar. Todos reclamam de ter sogra ruim, por isso, ter uma sogra que é uma mãezona é um privilégio pra mim", diz Ana Carolina.

Mas, e quando a amizade é "falsa"?

A vendedora Lorrane Gabriely Camargo da Silva conta que já teve uma amiga "falsa" e, por isso, ainda tem dificuldades de confiar nas pessoas.

Eu tinha uma amiga para quem contava tudo, inclusive sobre meu casamento e ela sempre me dava "conselhos", dizendo que eu tinha que terminar. Um ano após o divórcio descobri que logo após me separar, essa "amiga", estava tentando sair com meu ex-marido. Eu não terminei o relacionamento por conta dos conselhos dela, mas foi muito doloroso descobrir que uma pessoa em quem eu confiava e que sempre apontou os defeitos do meu ex, não pensou duas vezes antes de tentar algo com ele. Hoje em dia eu não compartilho muita coisa da minha vida com as pessoas. Me blindo muito e desconfio sempre", lamenta Lorrane Gabriele.

Para a psicóloga, superar uma "falsa amizade" pode ser muito difícil. Talvez uma das coisas mais difíceis para um ser humano, se tratando de relacionamento, mas é importante abrir novos espaços, para novas amizades que sejam saudáveis.

"Nós vamos nos decepcionar com pessoas e isso é normal, não tem jeito. Então é importante refletir sobre nossas amizades. Analisar a "amizade falsa" e pensar no que tornou essa amizade insatisfatória. Isso pode ajudar a identificar padrões nas relações de amizade para que você possa quebrar isso. Uma forma de acabar com isso é cortar o contato. Uma amizade falsa afeta negativamente a nossa vida, então a gente precisa cortar esse contato que pode ser difícil, mas importante para que a gente se concentre em relações amigáveis e saudáveis", esclarece Michelle.


		Os benefícios da amizade para a saúde e bem estar emocional
Arquivo Pessoal

Michelle Branquinho - psicóloga

Conforme a profissional, para buscar novas amizades, a gente precisa participar de novas atividades, buscar coisas que a gente gosta, estar em lugares que são totalmente agradáveis e condizem com a gente. Também é preciso estar aberto para essas amizades e, mais importante ainda, não ter medo de ser vulnerável e de compartilhar as emoções e interesses com as pessoas que conhece, de forma gradativa, até termos a certeza de que a pessoa com quem estamos começando uma nova amizade é alguém realmente agradável e que tem tudo haver com a gente.

"É importante lembrar que as amizades saudáveis são baseadas em respeito, confiança e apoio mútuo. Se a sua amizade não tem isso, tem algo errado. Se isso não está em suas amizades, encontre novas pessoas. Pode levar tempo, mas vale a pena investir num processo para ter amizades saudáveis e enriquecedoras", afirma a psicóloga.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias