Cotidiano

OVG entrega reforma da Casa do Interior

Redação

Publicado em 7 de março de 2018 às 00:30 | Atualizado há 7 anos

A Organização das Voluntá­rias de Goiás (OVG) entregou ontem, às 10 horas, a reforma da Casa do Interior de Goiás (CIGO). A unidade recebeu vá­rias melhorias visando propor­cionar um acolhimento mais humanizado, além de maior se­gurança aos usuários. A soleni­dade contou com a presença da presidente de honra da OVG, Valéria Perillo.

A CIGO apoia e acolhe o ci­dadão do interior que não têm onde ficar na Capital duran­te tratamento médico, pro­porcionando ajuda e cuida­do nos momentos difíceis. Durante a reforma, o atendi­mento foi transferido para o Recanto Dom Orione, no Jar­dim Mirabel, em Goiânia, mas os pacientes já voltaram a ser atendidos na unidade.

As instalações elétricas e te­lefônicas foram trocadas, com um novo cabeamento todo sub­terrâneo. O piso, de vermelhão, foi substituído por cerâmica. O espaço ganhou câmeras de se­gurança e portas automatiza­das, com sensor de presença e cerca elétrica. Para melhorar a acessibilidade, foi instalado um elevador e alterada a altura do corrimão da escada. Foi cons­truída uma nova cozinha e am­pliado o refeitório.

Os usuários também passarão a contar com uma nova lavande­ria, coberta, com dois tanques e duas máquinas de lavar roupas. Além disso, foi criada uma ala pe­diátrica e a sala de TV passará a ser multifuncional, ganhando seis computadores. Os quartos foram equipados com armários, camas, colchões e travesseiros novos e instalação de Wi-Fi.

A Casa do Interior ainda rece­beu novas luminárias, uma toma­da para cada leito e pintura interna e externa. Uma nova calçada, com piso tátil, foi construída. O espaço também ganhou um novo almoxa­rifado. A obra atende todas as nor­mas da Vigilância Sanitária.

A UNIDADE

A Casa do Interior foi fundada em 1968 pelo Conselho de Obras da Comunidade, uma entidade de direito privado cujo objetivo era planejar e construir obras para a população. A iniciativa contou com a parceria de diversas enti­dades, entre elas o Lions Clube e a OVG. Inicialmente, a unidade foi administrada pelo Estado, mas a há 30 anos está sob a responsabi­lidade da organização.

Em 2017, a CIGO atendeu 3.364 pessoas (pacientes e acompanhan­tes). A unidade possui 120 leitos e oferece hospedagem, alimenta­ção, transporte dentro da Capital e acompanhamento profissional de enfermeiros, psicólogos e assisten­tes sociais. Para passar o tempo e ocupar a mente, eles participam de atividades socioeducativas.

Para ter acesso a Casa do In­terior o futuro usuário deve pro­curar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), de seu município, onde passa por um processo de triagem. Então, o Cras entra em contato com o Serviço Social da Cigo para fazer a solicitação de uma vaga.

SIAMESES

A Casa do Interior realiza aten­dimento especial aos bebês siame­ses, cujas famílias buscam a capital do Estado para a cirurgia de sepa­ração, o que levou a uma parceria entre a OVG e o Hospital Materno Infantil, centro de referência nessa especialidade médica em Goiás.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias