Patrimônio dos super-ricos brasileiros cresce US$ 34 bilhões durante a pandemia, diz Oxfam
Redação DM
Publicado em 27 de julho de 2020 às 11:32 | Atualizado há 6 anos
Durante a pandemia do coronavírus o patrimônio dos bilionários brasileiros cresceu US$ 34 bilhões (cerca de R$ 176 bilhões), segundo um levantamento da ONG Oxfam divulgado nesta segunda-feira (27).
Segundo o estudo da organização, entre 18 de março e 12 de julho, o patrimônio dos 42 bilionários do Brasil passou de US$ 123,1 bilhões para US$ 157,1 bilhões. Os dados compilados pela Oxfam foram extraídos da lista dos mais ricos da Forbes.
Entre março e julho a fortuna dos bilionários brasileiros teve um aumento de US$ 48,2 bilhões
Eles aumentaram as suas fortunas em US$ 48,2 bilhões entre março e julho deste ano. Segundo a Oxfam, esse valor equivale a um terço do total de recursos previstos em pacotes de estímulos econômicos adotados por todos os países da região. O mesmo cenário se observa quando se analisa o desempenho das fortunas dos 73 bilionários da América Latina e do Caribe.
Segundo a ONG, desde o início das medidas de distanciamento social adotadas para evitar a proliferação coronavírus, oito novos bilionários surgiram na região – um a cada duas semanas.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) já apurou que a pandemia de coronavírus deixou 41 milhões de desempregados na região. Já o Banco Mundial estima que 50 milhões de latino-americanos cairão abaixo da linha da pobreza este ano. Em paralelo com o aumento da quantidade de bilionários na América Latina e no Caribe, o número de desempregados também cresce.
Com informações do G1