PF faz ação para combater compra de votos em Serranópolis, Goiás
Redação DM
Publicado em 24 de outubro de 2016 às 14:13 | Atualizado há 9 anosA Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta segunda-feira, 24, uma ação em combate à compra de votos e irregularidades na prestação de contas eleitorais em Serranópolis, em Goiás. Ao todo são cumpridos 11 mandados judiciais, sendo dois de prisão preventiva e nove de condução coercitiva.
Conforme as investigações, foi constatado que um grupo de pessoas utilizava de doações de cestas básicas, combustíveis, além do pagamento de contas domésticas para garantir votos para determinados candidatos nas eleições do último dia 2. Além disso, a polícia apurou que as pessoas que recebiam as doações tinham os CPFs usados de forma irregular nos documentos de prestação de contas eleitorais. A PF não divulgou o nome dos políticos envolvidos no esquema.
A corporação informou que os investigados foram indiciados pelos crimes de prática de captação ilegal de sufrágio, ou compra de votos, e falsidade ideológica eleitoral, como previsto nos artigos 299 e 350 da Lei nº 4.37/65 (Código Eleitoral).
A Operação batizada de “Pão e Circo” faz alusão ao conceito de manipulação das massas, utilizado pelo poeta romano Juvenal em sua “Sátira”. A expressão propõe ilustrar o controle dos imperadores sobre o povo através do fornecimento do pão – distribuição do trigo – e do circo – os espetáculos.