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Pneus carecas e chuvas: combinação perigosa

A pista molhada aumenta o risco de acidentes em até 40% e a principal causa é a aquaplanagem

Foto: Reprodução/Blog Aluguel de carros Foto: Reprodução/Blog Aluguel de carros

Em grande parte do Brasil, o período chuvoso começa em outubro e vai até março e coincide justamente com as festas de fim de ano e férias, quando muitas pessoas aproveitam para viajar. Nesta hora é preciso realizar a revisão veicular e ter cuidado especial com os pneus. A combinação pneus carecas e pista molhada pode ser fatal.

A pista molhada, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, aumenta o risco de acidentes em até 40%. A principal causa é a aquaplanagem. A água acumulada na pista faz o pneu perder o contato com o solo. É como se os pneus flutuassem por segundos e o motorista pode perder o controle do veículo.

A aquaplanagem acontece quando uma fina camada de água se forma entre os pneus e o solo. Sem a profundidade dos sulcos – que são fabricados na borracha com o objetivo de drenar a água –, o veículo perde contato com o asfalto e passa a deslizar de maneira descontrolada, principalmente em trechos planos, bem asfaltados e/ou com declives.

Por estarem em contato direto com o solo, o desgaste dos pneus é inevitável. “Com o uso e o atrito contínuo com o solo, os sulcos da banda de rodagem dos pneus perdem a profundidade. Isso faz com que eles fiquem mais lisos, o que aumenta de forma significativa o risco de acidentes”, explica o mecânico Júnio César Aguiar da Silva, que tem 25 anos de experiência profissional e chefia a equipe de 50 mecânicos da Tropical Pneus.

Uma das principais consequências de pneus carecas é a perda da aderência ao solo, o que é fundamental para garantir a segurança na hora da frenagem. O desgaste reduz o atrito e faz com que o veículo percorra uma distância muito maior antes de conseguir parar totalmente.

“No caso de uma situação em que é necessário frear de forma rápida, mesmo que a pessoa que esteja conduzindo o veículo tenha bons reflexos, os riscos de ocorrência de um acidente se tornam muito maiores. O perigo aumenta ainda mais em dias de chuva, pois pode ocorrer a aquaplanagem”, alerta o mecânico.

A aquaplanagem é especialmente perigosa, pois costuma acontecer em velocidades elevadas, no geral, acima dos 70 quilômetros por hora, o que aumenta o risco de acidentes graves. Embora os pneus carecas estejam muito mais propensos a sofrer uma aquaplanagem, dependendo das condições da pista, até mesmo aqueles em bom estado podem acabar deslizando por alguns metros.

“Por isso, nessa hora, a recomendação é jamais tentar frear ou virar o volante, mas desacelerar e manter o veículo em linha reta. Assim, você consegue retomar o controle facilmente quando a aquaplanagem terminar”, orienta o mecânico Júnio César Aguiar da Silva.

Riscos causados por pneus carecas

A falta de proteção dos pneus carecas também torna a direção do veículo muito mais instável e desconfortável. Ao desenvolver velocidade, podem ocorrer trepidações e barulhos vindos das rodas. Em casos extremos, o pneu pode até mesmo estourar, em decorrência de sua fragilidade. O mecânico informa que problemas semelhantes também podem ocorrer quando há necessidade de fazer um alinhamento ou balanceamento.

Além da maior propensão a acidentes, circular com pneus carecas em terrenos acidentados, como áreas com barro ou areia, aumenta o risco de atolamento, ou seja, de o veículo ficar preso no local. Os pneus gastos também influenciam no alinhamento, exigindo mais força do condutor ao realizar uma curva, por exemplo. Isso contribui para reduzir a segurança e a estabilidade.

Além do desgaste, é importante observar que os pneus têm data de validade, que é de 5 anos. “Mesmo que você rode pouco com o carro e os pneus não estejam ainda desgastados após o prazo, quando eles estão vencidos, ficam mais sujeitos a furos e a fissuras. Dificuldade para frear, volante irregular e desalinhamento são indícios de que está na hora de trocar os pneus”, alerta o mecânico Júnio César Aguiar da Silva.

A falta de manutenção dos pneus leva a outras questões, que podem prejudicar a performance do carro e pesar no bolso do proprietário do veículo. “As revisões em dia evitam o risco de conduzir o veículo com os pneus desgastados. Para reduzir o risco, é indicado fazer o rodízio de pneus e a calibração adequada”, aconselha o mecânico.

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