Cotidiano

Polícia Civil retira 1,2 de tonelada de maconha de circulação

Redação

Publicado em 27 de abril de 2016 às 02:45 | Atualizado há 9 anos

Ações intermitentes da Polícia Civil não têm dado trégua ao tráfico de drogas em Goiás. Em operação realizada pelo Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc) da 6ª Delegacia Regional de Polícia, sediada em Itumbiara, policiais conseguiram apreender 1.200 quilos de maconha. A 6ª DRP tem como titular o delegado Gustavo Carlos Ferreira.

Após perseguição policial na noite de segunda-feira (26/04), equipe comandada pelo delegado Rogério Monteiro, responsável pelo Genarc, conseguiu interceptar uma camionete Toyota Hilux, dirigida por Jesus da Silva, que levava 1.500 pacotes em formato de tijolo de maconha.

De acordo com o delegado que comandou a operação, a Polícia Civil investigava o caso há dois meses. Segundo ele, a droga apreendida seria distribuída pelos traficantes na região Sul do Estado e também na região Metropolitana de Goiânia.

Jesus da Silva foi preso e autuado em flagrante e responderá por tráfico de drogas e por porte ilegal de arma de fogo, já que no momento da abordagem os policiais apreenderam com ele um revólver de calibre 38. Se condenado, pode pegar pena superior a 15 anos de prisão.

Retrospecto
Numa operação denominada “Tiradentes”, policiais civis da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc), em conjunto com o Grupo Tático (GT 3), desarticularam organização criminosa de tráfico de drogas que, há pelo menos três anos, vinha abastecendo as bocas de fumo de Goiânia e região Metropolitana.

Com os cinco integrantes da quadrilha que foram presos na GO-060, os policiais apreenderam 2,9 toneladas de maconha e 630 quilos de insumos usados no refino de pasta de cocaína, além de duas camionetes produtos de roubos e um revólver de uso restrito.
De acordo com o delegado titular da Denarc, Alécio Moreira de Souza Júnior, esta foi a maior apreensão realizada este ano e uma das maiores da história daquela Especializada. Os prejuízos para a organização criminosa, conforme destacou o delegado, são superiores a R$ 2,5 milhões.

No dia 14 de abril último, a Denarc divulgou a apreensão de cerca de 1,5 tonelada de maconha. Um homem de 45 anos foi preso em flagrante em uma caminhonete com a droga na BR-060, próximo ao município de Posselândia, na região Central do Estado. Ele vinha do Mato Grosso do Sul, e foi detido na tarde do dia 13.

A polícia chegou até o suspeito após dois meses de investigações. Além da droga, foram apreendidos um revólver calibre 357, de uso restrito, e dois rádios comunicadores. A caminhonete é fruto de um roubo ocorrido em janeiro deste ano, no Jardim Guanabara, em Goiânia. Vivaldo Pereira Filho não tem passagens pela polícia e confessou ter recebido R$ 5 mil para transportar o entorpecente.

“Reconheço o trabalho de excelência que os policiais do estado de Goiás realizam em prol da sociedade goiana. Meu respeito a todos que têm se dedicado intensamente nas investigações”, afirma o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias