Polícia encontra corpo carbonizado na Serra das Areias
Redacão
Publicado em 30 de setembro de 2017 às 10:03 | Atualizado há 8 anos
A Polícia Civil de Goiás investiga se um corpo encontrado carbonizado na Serra das Areias, em Aparecida de Goiânia, tradicional ponto de desova de corpos, é de Núbia Ribeiro Lemes Rosa, 19, que desapareceu na última terça-feira, 26 .
Pelas condições e identificação preliminar, seria da jovem, que desapareceu após manter contato com o namorado, o pedreiro Ranolfo Júnior. Ele teria um histórico de violências contra a jovem.
O homem foi preso na sexta-feira.
A principal suspeita, diz a Polícia Civil, é a motivação passional, já que Ranolfo teria ciúmes de um ex-namorado de Núbia.
As características e condições da morte são as clássicas que envolvem o feminicídio: ameaça de morte, pequenas discussões e muitas reviravoltas no relacionamento.
COMUM
O feminicício está dentre as principais causas do avantajado índice de homicídios do Brasil. Além dos desdobramentos do tráfico de drogas, da violência policial, dos conflitos interpessoais, o assassinato de mulheres é um dos principais motivadores das taxas vexaminosas do Brasil. O país tem histórico de 13 mulheres assassinadas por dia.
O Mapa da Violência 2015 demonstra que 50,3% dos homicídios de mulheres no Brasil são cometidos por familiares, sendo que 33,2% destas mortes são provocadas por parceiros ou ex-parceiros – caso da suspeita de morte de Núbia Ribeiro.
Existe uma média de 5 mil mortes de mulheres no Brasil. Goiás ocupa a terceira colocação dentre os estados com mais assassinatos de mulheres.