Polícia investiga suposto superfaturamento na saúde
Redação DM
Publicado em 5 de novembro de 2021 às 12:31 | Atualizado há 5 anos
A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (DERCAP), deflagrou na manhã de ontem, a segunda fase da Operação Falso Positivo. A ação investiga a contratação de um laboratório pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia, através do IBGH para prestação de serviços no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP).
De acordo com as informações divulgadas pela polícia, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão durante a ação, um na casa de um secretário da cidade, um na Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia e outro no HMAP.
A investigação apura se na contratação do laboratório houve superfaturamento na prestação dos serviços, na emissão de notas fiscais dos exames laboratoriais que nem chegaram a ser feitos, e notas que podem ter sido pagas de maneira indevida pela Prefeitura. A polícia investiga também se servidores públicos da Prefeitura de Aparecida de Goiânia têm envolvimento no esquema.
A nossa reportagem entrou em contato com a assessoria do HMAP, que por meio de nota informou que neste momento presta todas as informações solicitadas pelo mandado judicial. Na nota, o Hospital salienta que mantém o seu compromisso com a probidade administrativa e entrega de um serviço de saúde humanizado e de excelência.
O DM também entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia em busca de um posicionamento sobre a operação deflagrada hoje. Por meio de nota a reportagem foi informada que a Prefeitura de Aparecida de Goiânia promove de maneira sistemática medidas para o controle de despesas. E que por meio dessa iniciativa cede de maneira rotineira as informações solicitadas pelos órgãos de controle como Ministério Público, Tribunal de Contas dos Municípios e Poder Judiciário, além de fornecer os dados pelo Portal da Transparência.
Em relação ao HMAP, a nota informa que a Prefeitura contratou uma empresa para fazer auditoria na gestão, e que publicou um chamamento público para selecionar uma nova organização social para gerir a unidade.