Home / Cotidiano

COTIDIANO

Policlínica de Posse discute sobre uso racional de medicamento

Automedicação  é uma das responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios

- Reprodução: Policlínica - Reprodução: Policlínica

A Policlínica de Posse promoveu uma palestra para os colaboradores da unidade sobre o uso racional de medicamentos. Os farmacêuticos Bárbara Rhuanna Leitão e Gabriel Costa explicaram que o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento, lembrado em 5 maio, tem o intuito de alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação. “O uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação são os principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios”, disseram.


		Policlínica de Posse discute sobre uso racional de medicamento
- Reprodução: Policlínica

Os profissionais abordaram os aspectos relacionados ao uso indiscriminado de medicamentos e fizeram perguntas aos participantes. O objetivo da ação foi abordar o conteúdo de forma mais atrativa, promovendo a interação dos participantes e difundindo informações corretas sobre o tema.

De acordo com os farmacêuticos, a definição de uso racional de medicamento é a administração de fármacos apropriados ao paciente conforme suas necessidades clínicas, em doses que satisfaçam suas características individuais, por um período de tempo adequado, com o menor custo para ele e para a comunidade.


		Policlínica de Posse discute sobre uso racional de medicamento
- Reprodução: Policlínica

“O uso indiscriminado de medicamentos é uma das maiores causas de intoxicações no Brasil. Ele pode causar consequências como a ineficácia do tratamento, prolongamento de internações, mascaramento de outros problemas de saúde, poluição do meio ambiente, falta do medicamento no mercado e também a morte”, explicaram

Além disso, os profissionais deram dicas de como fazer o uso de medicamentos de forma racional, e orientaram a sempre escolher a água como primeira opção para tomar o medicamento. Eles destacaram que o armazenamento correto deve ser em lugar seco, longe da umidade e fora do alcance de animais e crianças.

“Esperamos que com a ação os colaboradores façam o uso dos medicamentos de forma apropriada, armazenando corretamente e com maior adesão ao tratamento medicamento e consequentemente melhor qualidade de vida e eficácia no tratamento, e que também possam orientar seus familiares para que todos façam o uso de medicamentos de forma adequada e racional”, frisaram os palestrantes.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias