Home / Cotidiano

Cotidiano

Por que cólicas menstruais são tão insuportáveis?

Um desconforto que acompanha inúmeras mulheres no período da menstruação

Imagem ilustrativa da imagem Por que cólicas menstruais são tão insuportáveis?

Um assunto bastante recorrente entre as mulheres, mas que por vezes geram um desconforto físico e emocional muito grande em todo o período menstrual. Todos os meses as mulheres passam por esse incômodo, cólicas menstrual agudas e intensas, em períodos alternados do dia no período da menstruação.

Inúmeras mulheres nesse período evitam alguns alimentos pois muitos deles, além de aumentar o fluxo menstrual, faz com que a cólica se tornem mais intensas, com isso ocorre queda na pressão, palidez, calafrios, corpo indisposto entre outros desconfortos. Alimentos como a carne vermelha, manteiga ou margarina, bolos e doces em geral, a gordura saturada aumenta a produção de hormônios que causam contração no útero.

Assim como bebidas alcoólicas, fazer uso de bebidas alcoólicas nesse período menstrual, pode levar a flutuações hormonais, desregulando o ciclo. Além disso, em excesso, ele pode levar a problemas de fertilidade. E, por ser uma droga depressiva, ele também pode piorar os sintomas emocionais da menstruação.

Como existem alimentos que pioram o fluxo menstrual, por outro lado também tem bons e saudáveis alimentos, que aliviam as dores sem que aja a necessidade de ficar alto se medicando com analgésicos. Pepino, laranja e brócolis ou até mesmo chá de camomila são alguns ingredientes que podem ajudar a aliviar aquela dor tão incômoda e outros sintomas que surgem naqueles dias.

E quando essas cólicas menstruais se tornam muito intensas, é necessário que mulheres procurem um especialista no assunto para ajudar a controlar e amenizar esses desconfortos.


		Por que cólicas menstruais são tão insuportáveis?
Gynaberg Reis


O Diário da Manhã, conversou com mulheres que sofrem constantemente com esse desconforto.

A diarista, Maria Alice Souza, conta que em alguns momentos foram necessários ausentar do trabalho pelo desconforto menstrual.

"Quando estou em período menstrual, me sinto muito fraca, por vezes as vistas chega a escurecer, a função pela qual eu trabalho, estou em constante movimento com o corpo, levanta e abaixo sem parar, mexo muito com água e aí quando estou nesse período já cheguei a parar no hospital, por fraqueza é muito ruim, quem é mulher sabe do que estou falando" diz.

A recursos humanos, Laís Fernandes, conta que nesse período ficam em uso constante de analgésicos.

"Quando se aproxima da data do período menstrual, um dia antes começo a fazer uso de analgésicos, pois sinto dores fortes, por vezes sinto ânsia de vômitos, então para não passar por desconfortos ao longo do dia, faço uso de medicamentos, sem contar que evito alguns alimentos pois alguns alimentos aumentam o fluxo e também a cólica" diz.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias