Cotidiano

Preço dos presentes para o Dia das Crianças estão 1,33% mais caros

Diário da Manhã

Publicado em 5 de outubro de 2017 às 14:28 | Atualizado há 8 anos

Considerada para os comerciantes como a quarta data mais importante, perdendo apenas para o Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados, o Dia das Crianças, comemorado no próxima quinta- feira (12), prevê um volume maior de consumidores em busca do presente, principalmente no próximo final de semana. A expectativa para as entidades que representam o segmento é o primeiro crescimento das vendas em dois anos, quando o comércio registrou índices negativos.

De acordo com uma pesquisa da Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor de Goiás (Procon-GO), o preço médio dos presentes para o Dia das Crianças estão 1,33% mais caros do que no ano passado. A maior váriação foi no preço de um patins, que chegou à 132% em lojas em Goiânia. O levantamento realizado pelo Procon-Go foi feito em 8 (oito) estabelecimentos da capital, coletanto o preços de 85 produtos.

Além do patins que teve seu preço variando de R$ 129 à R$299, a Boneca Polly e o Jogo Sou Eu, apresentaram a variação de 100% e 83% respectivamente. A pesquisa ainda aponta que mesmo com a variação de 1,33% no preço dos brinquedos, o valor ficou abaixo do índice de inflação medido pelo IPCA/IBGE no mesmo período de comparação.
O que observar na hora de comprar o presente

Atenção aos itens de segurança do brinquedo – Após escolhido o presente, além de verificar a procedência do produto, esteja atento se o mesmo possui o selo do Inmetro, bem como a faixa estaria indicada para a criança.
Evite produtos de mercado informal – Comprar o presente em mercado formal é muito importante não apenas para garantir a saúde e segurança da criança, como também resguardar os direitos enquanto consumidor caso tenha problemas com o produto.

Produtos importados obedecem às mesmas regras dos nacionais – As regras aplicadas aos produtos nacionais, também vale para os importados. Neste caso, o manual deve trazer em português e em linguagem clara e precisa.
Teste do produto e verificação de peças pode evitar transtornos – Verifique se não está faltando peças e, inclusive, o funcionamento do brinquedo.

Foto: Procon-Go

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias