Cotidiano

Prêmio Buritis 2025 celebra destaques da cultura goianiense

Redação Diário da Manhã

Publicado em 4 de julho de 2025 às 09:28 | Atualizado há 7 horas

Foto: Divulgação/Secult -  Ação reconhece personalidades, instituições e empresas pelo impacto positivo de suas ações no desenvolvimento cultural da cidade
Foto: Divulgação/Secult - Ação reconhece personalidades, instituições e empresas pelo impacto positivo de suas ações no desenvolvimento cultural da cidade

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e do Conselho Municipal de Cultura (CMC), realiza nesta sexta-feira (4/7), às 19h, no Auditório do Sesc Cidadania, mais uma edição do tradicional Prêmio Buritis, que reconhece personalidades, instituições e empresas pelo impacto positivo de suas ações no desenvolvimento cultural da cidade. A cerimônia é gratuita e aberta ao público.

O evento marca o início das comemorações dos 40 anos de fundação do Conselho, criado em 1985 com o objetivo de promover e fortalecer políticas públicas culturais em Goiânia. Nesta edição, além da entrega dos Troféus Buritis e dos certificados de Honra ao Mérito Cultural, haverá uma homenagem especial ao ex-conselheiro Carlos Sena, falecido em 2024, reconhecido por sua dedicação e contribuição à cultura local.

Ao todo, serão contemplados representantes de 12 segmentos culturais: Artes Visuais, Artesanato, Cinema e Audiovisual, Circo, Cultura Gamer, Culturas Populares, Dança, Literatura, Música, Patrimônio Histórico e Imaterial, Teatro e Representações do Terceiro Setor de Ação Ampla e Instituições Culturais.

O Prêmio Buritis se consolidou como uma das principais iniciativas de valorização da cultura goianiense, reforçando o papel ativo da sociedade civil organizada no reconhecimento de talentos e trajetórias que contribuem para a diversidade e a memória cultural da capital.

“Celebrar os 40 anos do Conselho é uma oportunidade de homenagear aqueles que, com dedicação e paixão, contribuem diariamente para o fortalecimento da nossa cultura. Artistas, produtores culturais, educadores e todos os envolvidos nesse universo merecem reconhecimento pelo seu talento, esforço e amor pela arte”, pontua o presidente do Conselho, Edson Fernandes.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias