![Representantes de todas as regiões do Brasil participaram do concurso – Foto: Erivelton Viana/Sebrae](https://cdn.dm.com.br/img/Artigo-Destaque/130000/1200x720/Artigo-Destaque_00131953_00-ScaleDownProportional.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dm.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F130000%2FArtigo-Destaque_00131953_00.png%3Fxid%3D624987%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1721310081&xid=624987)
Até a final do Prêmio, 20 finalistas das categorias Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo tiveram reportagens tramitadas por etapas estaduais e regionais. De tema central A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país – o PSJ –, a décima edição da iniciativa quebrou recorde, com 1.899 trabalhos inscritos, superando em 65% o número de 2022, informou o Sebrae.
Usando a palavra, Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, destacou o papel exercido pela imprensa na atualidade, diante das notícias falsas (fakes news), comentando: “O bom jornalismo aqui representando por narrativas fundamentais que modificam a vida das pessoas e permitem que enxerguem uma possibilidade de superar dificuldades”.
Abrir espaços para o empreendedorismo dos pequenos negócios, de fato, ajuda em maior desenvolvimento econômico e social do Brasil, seja através de iniciativas nacionais, regionais ou estaduais.
Nesse papel, a imprensa se mostra fundamental na promoção e no fortalecimento do empreendedorismo brasileiro focado em todos os pequenos negócios.
Categorias
Em dados do Sebrae, na categoria Jornalismo em Texto, a dupla vencedora foi Diego Rios e Larissa Gaudêncio, do Portal Fan F1 (Sergipe), com a reportagem Ouro branco, ouro roxo: a batata doce como preciosidade agrícola do Agreste de Sergipe. O trabalho levou ainda o troféu do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, como o melhor conteúdo entre os vencedores nacionais.
Jornalismo em Vídeo: a equipe do Globo Repórter (TV Globo) ganhou a disputa com a reportagem A força do coletivo. Patricia Casanova representou a equipe envolvida na produção, formada por vinte e uma pessoas.
Em Jornalismo em Áudio, os ganhadores são do jornal O Tempo, de Minas Gerais, com o podcast Empreendedorismo de Transformação, veiculado em quatro episódios. O prêmio foi recebido por Queila Ariadne e Maria Irenilda. Também integram a equipe Lucas Morais e Cristiana Andrade.
Já categoria Fotojornalismo, a equipe da revista Negócio Rural, formada por Julio Huber e Bruno Pinheiro Faustino, levou o prêmio para o Espírito Santo, com as imagens publicadas na reportagem Agricultura regenerativa: uma nova era da cafeicultura brasileira.
Houve um prêmio inédito para produções que abordaram o tema do empreendedorismo social como uma força capaz de impactar uma realidade local, regional ou nacional. O trabalho vencedor, escolhido pelo júri nacional, foi a reportagem Moeda local impulsiona negócios e muda realidade de moradores do Vergel do Lago, veiculada pela TV Ponta Verde, de Alagoas. Lucas Araújo representou o time de profissionais que conta ainda com Marcelo Moreno, Manoel Salviano, Roberto Rocha e Fernando Moura.
E, uma homenagem à jornalista Ana Carolina Diniz, do jornal O Globo (Rio de Janeiro), pela divulgação ao longo da carreira de temas relacionados aos pequenos negócios como um caminho para o enfrentamento e a superação das desigualdades sociais. Ela recebeu a placa de Jornalista Parceira do Empreendedor.