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‘Prêmio Sebrae de Jornalismo’ anuncia vencedores nacionais

Cerimônia de premiação 2023 destacou atividades para fortalecimento do empreendedorismo brasileiro focado em pequenos negócios

Representantes de todas as regiões do Brasil participaram do concurso – Foto: Erivelton Viana/Sebrae Representantes de todas as regiões do Brasil participaram do concurso – Foto: Erivelton Viana/Sebrae

Até a final do Prêmio, 20 finalistas das categorias Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo tiveram reportagens tramitadas por etapas estaduais e regionais. De tema central A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país – o PSJ –, a décima edição da iniciativa quebrou recorde, com 1.899 trabalhos inscritos, superando em 65% o número de 2022, informou o Sebrae.

Usando a palavra, Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, destacou o papel exercido pela imprensa na atualidade, diante das notícias falsas (fakes news), comentando: “O bom jornalismo aqui representando por narrativas fundamentais que modificam a vida das pessoas e permitem que enxerguem uma possibilidade de superar dificuldades”.

Abrir espaços para o empreendedorismo dos pequenos negócios, de fato, ajuda em maior desenvolvimento econômico e social do Brasil, seja através de iniciativas nacionais, regionais ou estaduais.

Nesse papel, a imprensa se mostra fundamental na promoção e no fortalecimento do empreendedorismo brasileiro focado em todos os pequenos negócios.

Categorias

Em dados do Sebrae, na categoria Jornalismo em Texto, a dupla vencedora foi Diego Rios e Larissa Gaudêncio, do Portal Fan F1 (Sergipe), com a reportagem Ouro branco, ouro roxo: a batata doce como preciosidade agrícola do Agreste de Sergipe. O trabalho levou ainda o troféu do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, como o melhor conteúdo entre os vencedores nacionais.

Jornalismo em Vídeo: a equipe do Globo Repórter (TV Globo) ganhou a disputa com a reportagem A força do coletivo. Patricia Casanova representou a equipe envolvida na produção, formada por vinte e uma pessoas.

Em Jornalismo em Áudio, os ganhadores são do jornal O Tempo, de Minas Gerais, com o podcast Empreendedorismo de Transformação, veiculado em quatro episódios. O prêmio foi recebido por Queila Ariadne e Maria Irenilda. Também integram a equipe Lucas Morais e Cristiana Andrade.

Já categoria Fotojornalismo, a equipe da revista Negócio Rural, formada por Julio Huber e Bruno Pinheiro Faustino, levou o prêmio para o Espírito Santo, com as imagens publicadas na reportagem Agricultura regenerativa: uma nova era da cafeicultura brasileira.

Houve um prêmio inédito para produções que abordaram o tema do empreendedorismo social como uma força capaz de impactar uma realidade local, regional ou nacional. O trabalho vencedor, escolhido pelo júri nacional, foi a reportagem Moeda local impulsiona negócios e muda realidade de moradores do Vergel do Lago, veiculada pela TV Ponta Verde, de Alagoas. Lucas Araújo representou o time de profissionais que conta ainda com Marcelo Moreno, Manoel Salviano, Roberto Rocha e Fernando Moura.

E, uma homenagem à jornalista Ana Carolina Diniz, do jornal O Globo (Rio de Janeiro), pela divulgação ao longo da carreira de temas relacionados aos pequenos negócios como um caminho para o enfrentamento e a superação das desigualdades sociais. Ela recebeu a placa de Jornalista Parceira do Empreendedor.

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