Presos suspeitos de contrabandear R$ 50 milhões em cigarros do Paraguai em Goiás
Júlio Nasser
Publicado em 30 de agosto de 2017 às 16:34 | Atualizado há 4 mesesFoto:Divulgação/PRF
Uma força-tarefa realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em conjunto com o Comando de Operações de Divisas da Polícia Militar (COD) e a Receita Federal resultou na prisão de 22 pessoas e apreendeu 15 carretas que faziam o transporte de mais de R$ 50 milhões em cigarros contrabandeados do Paraguai, em Goiás. O levantamento da ação foi apresentado nesta quarta-feira, 30, no galpão da PRF em Senador Canedo.
O balanço apontou que dos 15 veículos apreendidos, 13 eram roubados e tinham placas clonadas para trafegar pelas rodovias do estado. Além das carretas e prisões, também foram apreendidos quatro carros, mais de 300 kg de drogas, três armas de fogo e uma grande quantidade de munições.
A PRF informou que a organização criminosa vem sendo investigada há dois meses e o contrabando abastecia o mercado em Goiás, no Distrito Federal e em Tocantins. Durante a operação, cerca de 8 milhões de maços de cigarros foram apreendidos.
Estratégia
A investigação apurou que os contrabandistas abasteciam as carretas com cargas legalizadas junto ao carregamento de cigarro e procuravam passar pela fiscalização ao mesmo tempo em que outros veículos que faziam o transporte regular de cargas passavam. A estratégia burlava a fiscalização e garantia que a carga chegasse ao destino.
Segundo a PRF, os produtos apreendidos serão encaminhados para um aterro sanitário e incinerados. Já os veículos serão periciados por equipes da Polícia Técnico-Científica que em seguida entrará em contato com os proprietários para que eles possam resgatar o bens.