Home / Cotidiano

Cotidiano

Primavera chegou! Estação que alegra os olhos e embeleza as cidades

A primavera é um jeito simples da natureza dizer: Floresça com cores vibrantes

Imagem ilustrativa da imagem Primavera chegou! Estação que alegra os olhos e embeleza as cidades

A primavera é uma estação do ano com inúmeras características, pela floração de diversas plantas, surgindo flores das mais diversas cores, perfumes e variedades associada às múltiplas cores que podem ser vistas na paisagem em que a natureza se torna mais bela.

Conhecida como a “estação das flores”. No Brasil, uma das flores que se destacam nesta estação é o Ipê, pois no Brasil temos uma das floras mais rica e a maior biodiversidade do mundo. O Ipê é um símbolo do país que é bem marcante nesta estação por que possuem flores de cores variadas como: amarelo, branco, lilás, rosa. É considerada por muitos a mais bela das estações.

Onde as praças das cidades ficam mais encantadas floridas trazendo a renovação, o florescer da natureza com cores alegres. Este clima propicia o começo do período frutífero de muitas árvores com frutas da estação como caju, manga, jabuticaba entre outras plantas e verduras de várias espécies, sendo elas alcachofra, berinjela, cará, cogumelo, ervilha, inhame, maxixe, e muito mais.

A Primavera nos ensina sobre mudanças, fluir em uma nova frequência, a renovação da esperança. Além das flores, a Primavera traz consigo uma nova paleta de cores vibrantes se prepara para iluminar essa estação. Seguindo a tradição, tons alegres e claros como amarelo, laranja, verde, azul, vermelho e rosa cores bem tropicais, né? emergem como a estrela da estação com tendências na moda com estampas tropicais, tecidos mais leves, fluidos e praticidade na composição.

Nessa Estação do ano ocorrem muitas mudanças, como se fosse um rito de passagem. Sendo ela uma estação de transições de temperaturas na maioria das regiões brasileiras, o período é marcado de calor e incidência de chuvas de forma gradativa, há também a influência do El Niño, um fenômeno natural que estimula as chuvas, o forte calor e o acréscimo de ocasionais massas de ar frio no Centro-Sul e muita seca na região Norte e região Nordeste. Na primavera as chuvas caem nos fins de tarde, isso ocorre por conta do calor e da umidade que ficam mais acentuados, sinais característicos da estação.

As temperaturas aumentam gradativamente e a água do mar se aquece gradualmente. O clima costuma ser mais ameno do que no verão. Uma outra característica marcante da primavera no Brasil é a duração dos dias e das noites. No começo do período, dia e noite possuem quase a mesma duração, pois ainda são influenciados pelo inverno mas, à medida que a primavera vai passando, os dias vão ficando cada vez mais longos, permitindo mais tempo ao ar livre!


		Primavera chegou! Estação que alegra os olhos e embeleza as cidades
Gynaberg Reis


Para apreciar esse inicio da Primavera cheio de cores e perfumes, o Diário da Manhã conversou com o paisagista e proprietário de uma floricultura, Pablo Alves que nos conta sobre as flores mais procuradas nessa estação da primavera.

“Esta época do ano, é uma demanda muito grande para atender as Noivas, pois muitos optam por casar nessa estação da primavera, e nessa época o colorido é mais vibrante entre as flores, como a Tulipa, Girassol, Gérberas Hortência, Margaridas e muitas outras, mas as Noivas sempre optam por flores mais tradicionais com Lírios, Orquídeas, mas a diversidade das flores encanta qualquer espécie de flores nesta época orna bem com outras flores” diz.

Pablo Alves, conta os cuidados para as pessoas que gostam de manter vasos de flores da estação em casa para ter mais durabilidade.

“Cada uma tem sua forma especifica de ser cultivada, as tulipas Mantenha o solo moderadamente úmido, deixando a terra um pouco seca entre cada rega. Mantenha em ambientes internos, as violetas gostam de muita luz, mas não deixar diretamente exposta ao sol. Manter o solo moderadamente úmido, deixando a terra um pouco seca entre cada rega entre outras que também necessitam de claridades e solo úmido” finaliza.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias