Professor testa vacinas contra infecção hospitalar
Redação DM
Publicado em 27 de julho de 2018 às 00:49 | Atualizado há 7 anos
A infecção hospitalar é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. No Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 14% dos pacientes internados contraem algum tipo de infecção anualmente. O número de mortes, segundo a Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), chega em média a 100 mil por ano.
O professor de Bioquímica e Biologia Celular e Molecular Fábio Aguiar Alves, da Universidade Federal Fluminense, quatro alunos de graduação e cinco pesquisadores estão testando vacinas contra infecções por Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa na Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em San Francisco (UCSF), EUA. A bactéria Staphylococcus aureus causa, entre outras doenças, a pneumonia, osteomielite e infecção generalizada (sepse). A Pseudomonas aeruginosa atinge os aparelhos respiratório, urinário e corrente sanguínea e é a principal preocupação de contaminação em casos de queimados.
“Esse projeto inédito vai trazer uma série de benefícios para a população mundial. O meu objetivo é levar para o Brasil todo aprendizado e a tecnologia sobre a metodologia de testes com novas vacinas e drogas. Afinal, grandes indústrias farmacêuticas têm filiais no nosso país e podemos desenvolver excelentes parcerias com a Universidade”, ressalta.
Fábio Aguiar Alves foi convidado pelo Prof. Binh Diep da Universidade da Califórnia em função de estudos realizados sobre biologia molecular e Staphylococcus aureus.
Após testes em camundongos, as vacinas estão sendo testadas em coelhos. Alguns países, como o Canadá, já propuseram o uso como prevenção em procedimentos cirúrgicos de grande porte. O professor da UFF prevê que os estudos e resultados conclusivos devem acontecer em aproximadamente três anos.
Para o vice-reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a sociedade colhe frutos sempre que há sinergia entre um planejamento institucional responsável e o talento aliado ao trabalho dos pesquisadores. “O professor Fábio Aguiar Alves é um jovem pesquisador, talentoso e trabalhador que encontrou na UFF um ambiente preparado e organizado pelos gestores para desenvolver seus projetos em cooperação com demais colegas, alunos e colaboradores internacionais. Desta forma, fortalecemos nossa missão como Universidade, maximizando o retorno para a sociedade a partir dos investimentos em pesquisa científica.”