Home / Cotidiano

COTIDIANO

Professores devem entrar em paralisação

Paralisação foi decidida nesta sexta, 16, durante assembleia; categoria reivindica mudanças na carreita docente

Reprodução/UEG Reprodução/UEG

Os professores da Universidade Estadual de Goiás (UEG), sob convocação da Associação dos Docentes (ADUEG), decidiram em assembleia online iniciar paralisação na próxima quarta-feira, 16, caso suas demandas não sejam atendidas pelo governo.

O prazo para o Governo de Goiás atender às demandas feitas desde novembro pelos professores da UEG termina na noite de terça-feira, 20. As reivindicações incluem o reconhecimento de 280 doutorados e mudanças na carreira docente, que visam a eliminação da restrição de vagas, o que atualmente limita a compensação por titulações avançadas, segundo a ADUEG.

Segundo a ADEUG, haverá aula na segunda, 19, e terça-feira, 20, haverá aula com a acolhida dos alunos. No meio da semana haverá uma nova assembleia para definir se haverá mais paralisações ou greve por tempo indeterminado.

A categoria também reivindica a revisão do Plano de Carreira dos docentes da UEG. A ADUEG relata que, apesar da promessa de respostas em três semanas feita pelo secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, em fevereiro de 2021, as soluções não foram entregues após várias tentativas de diálogo no decorrer do último ano.

Em um comunicado emitido na quinta-feira, 15, a Universidade anunciou que uma comissão, estabelecida pelo Conselho Superior Universitário da UEG (CsU), elaborou um novo plano de carreira para os docentes, que inclui a solução para as promoções de professores após a conclusão de suas titulações. Esse plano recebeu a aprovação dos membros do Conselho.

A instituição informou ainda que essa proposta está sendo considerada na avaliação de carreiras que o Governo de Goiás realiza, através da secretaria de Estado da Administração.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias