Projeto de lei quer obrigar a instalação de câmeras nos terminais de ônibus
Diário da Manhã
Publicado em 4 de abril de 2018 às 11:38 | Atualizado há 7 anos
Um projeto de lei quer obrigar a Prefeitura de Goiânia a instalar câmeras de monitoramento nos terminais de ônibus da capital. A proposta, de autoria da vereadora Tatiana Lemos (PC do B) foi aprovada em segunda e última votação na Câmara Municipal nesta terça-feira (03/04). Agora, a matéria segue para ser sancionada pelo prefeito Iris Rezende.
O objetivo do projeto de lei, segundo a parlamentar, é prevenir ações de violência e melhorar as condições de segurança nos terminais. “O público alvo desses marginais que atuam nos terminais são trabalhadores, estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos. Eles buscam levar tudo dessas pessoas, como celulares, bolsas, fones de ouvidos, jóias, relógios e, pasmem, até marmita do trabalhador”, pontuou Tatiana.
De acordo com o prospota, as câmeras de monitoramento deverão ser instaladas em locais onde há maior índice de assaltos. A vereadora esclarece que as empresas concessionárias ficam responsáveis pela aquisição dos objetos. Entretanto os gastos não poderão ser computados para a planilha de cálculo para o aumento das tarifas do transporte coletivo.
As câmeras deverão ainda captar imagens com cores e capazes de permitir a identificação dos criminosos. Além disso, os vídeos deverão ficar disponíveis por um período até 120 dias.
(Foto: reprodução Internet)