Racismo explícito
Diário da Manhã
Publicado em 8 de janeiro de 2018 às 23:36 | Atualizado há 4 meses
Uma publicação de oferta de emprego num grupo do Facebook chamou a atenção e revoltou os internautas que a viram. A postagem que oferecia 2 vagas de emprego em um shopping de Aparecida incluía, nos requisitos básicos para concorrer às vagas, exigência de cor de pele.
O Diário da Manhã entrou em contato com o Aparecida Shopping que, de acordo com a postagem e os comentários advindos da mesma, o apontavam como vinculado à oferta. “A postagem é falsa”, explicou em nota a assessoria de comunicação, que também afirmou não conhecer o autor ou ter qualquer conhecimento de oferta de empregos.
O autor da publicação, que parece ser um gestor de Recursos Humanos, anuncia que estão em oferta “2 vagas de vendedora no shopping em Aparecida”. Mais adiante, no texto, os requisitos exigidos aos possíveis candidatos são estar com idade “acima de 25 anos, com experiência [para o cargo de vendas], cor de pele branca ou parda, cursando ensino superior”.
A publicação no grupo “Empregos em Goiânia”, no Facebook, teve várias reações negativas e o racismo explícito presente no anúncio deixou os membros do grupo revoltados e extremamente desconfortáveis. A postagem, entretanto, rapidamente foi excluída, e o autor da postagem não foi encontrado.
Confira na íntegra a nota oficial do Aparecida Shopping sobre o caso:
Nota Aparecida Shopping
Com relação a esse post, o Aparecida Shopping reitera que se trata de uma notícia falsa, publicada por um perfil fake. O estabelecimento desconhece tal anúncio, que não se trata de oficial do shopping. Ressaltamos ainda que não compactuamos com qualquer posição discriminatória e racista, como a manifestada na postagem.
Aproveitamos para informar que todas as contratações para lojas são realizadas pelas próprias marcas. Já para vagas na administração do shopping, o candidato deve procurar pelo site aparecidashopping. com.br/oportunidade.asp .