Cotidiano

Reciclagem agradece o carnaval

Diário da Manhã

Publicado em 10 de fevereiro de 2018 às 00:53 | Atualizado há 7 anos

Com o calor e a populariza­ção do carnaval de rua por todo o País, o consumo de bebidas em latas de alumínio au­menta proporcionalmente em fe­vereiro. Alegria para os foliões e para os catadores, que veem no período uma das grandes oportu­nidades de coleta da embalagem mais reciclada no mundo.

A expectativa é que os foliões contribuam para que o País se mantenha entre os líderes no ranking desse tipo de reciclagem, com índice nacional de 97,7% ou 286,6 mil toneladas de lati­nhas (2016), segundo a Associa­ção Brasileira do Alumínio e a Abralatas (Abal).

“No carnaval temos um aumen­to natural no consumo de bebidas em latas de alumínio, o que impul­siona a indústria de reciclagem no período posterior ao feriado”, afirma Mario Fernandez, coordenador do Comitê de Reciclagem da Abal. Se­gundo o Ministério do Turismo, as festividades devem injetar R$ 11,14 bilhões na economia nacional.

Em Goiânia, o número de ma­teriais reciclados é de 45 mil me­tros cúbicos, de acordo com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Atualmente, o município possui parceria com 15 cooperativas que fazem a se­paração do lixo.

MAIS RECICLADO

Relatório elaborado pela Resour­ce Recycling Systems (RRS), con­sultoria internacional de sustenta­bilidade, confirmou que a lata de alumínio é a embalagem para bebi­das mais reciclada do mundo.

O estudo foi realizado a pedido das associações de fabricantes da lata no Estados Unidos (CMI), na Europa (BCME) e no Brasil (Abra­latas) e constatou uma taxa de re­ciclagem global de 69% das latinhas co­mercializadas, contra 43% do PET e 46% do vidro.

O estudo regis­trou os índices de reciclagem da embala­gem em 2015 no Brasi l (98%), na Po­lônia (79%), no Japão (77%), na Itália (72%) e nos Estados Unidos (55%).

 

Comurg alerta para descarte correto de lixo durante carnaval

Apesar de seguir com progra­mação normal de limpeza, os tra­balhadores da Companhia de Ur­banização de Goiânia (Comurg) foram orientados para qualquer aumento de lixo em locais onde há concentração maior de folias de ruas. De acordo com informa­ções do órgão, neste período pode haver o aumento significativo no volume de descarte irregular, che­gando até 10% após as atividades recreativas dos carnavalescos.

Os pontos da capital que re­ceberão maior aglomeração de pessoas, e consequentemente, ge­rar mais lixos estão na nas regiões Central e Sul, como Avenida Cir­cular, no Setor Pedro Ludovico, Avenida T-63, Avenida 85 e Ave­nida T-11 no Setor Bueno.

Segundo o presidente Denes Pe­reira, a sujeira que o carnaval deixa nas cidades é um dos maiores pro­blemas nesse pós-feriado. “As latas de alumínio, garrafas de vidro, co­pos plásticos e panfletos de divul­gação são facilmente encontrados nas ruas, entupindo bueiros e au­mentando o risco de enchentes”, e alerta para que o carnavalesco jo­gue esses objetos na lixeira.

A companhia alerta para que os festejantes cooperem e geram me­nos lixo nas ruas. “Cada cidadão tem sua parcela de responsabilida­de com os resíduos que deixa para trás durante o carnaval. Queremos que os goianienses aproveitem as festas e as folias das ruas, os bloqui­nhos e marchinhas, mas que ajude a cuidar da cidade” explica.

SERVIÇOS

Durante o feriado prolongado de carnaval, a Prefeitura de Goiâ­nia, através da Companhia de Ur­banização de Goiânia (Comurg), reforçará as atividades de remo­ção de entulhos e roçagem em 47 setores da Capital. Já a coleta or­gânica e seletiva funcionarão nor­malmente, seguindo cronograma publicado no site da Prefeitura, beneficiando toda cidade.

Os servidores operacionais tra­balharão em regime de escala de forma que os serviços não sejam prejudicados entre os dias 10, 11, 12, 13 e 14, quando encerra o feria­do. O presidente da Companhia, Denes Pereira, explica que a cida­de não para e a sequência das ati­vidades de limpeza é fundamental para a higienização.

Nos dias de carnaval, será pos­sível encontrar equipes da Comurg espalhadas pelos setores: Jardim Pompéia, Recanto do Bosque, Urias Magalhães, Leste Vila Nova, Jardim Colorado, Jardim Novo Mundo, Sul, Parque Atheneu, Parque das Laran­jeiras, Conjunto Riviera, Santa Geno­veva, Santo Hilário, Sul, Pedro Lu­dovico, Vila Morais, Vila Redenção, Cidade Jardim, Jardim Bonanza, Re­sidencial 14 Bis, Jardim Petrópolis, Vila Regina, Vila Aurora, Oeste, Jar­dim Presidente, Vila Canaã, Parque Oeste, Três Marias, Residencial Ca­nadá, Vila Mauá, Jardim América, Rio Formoso, Moi­nho dos Ventos, Par­que Amazônia, Resi­dencial Bouganville, Residencial Fidelis, Faiçalville, Bueno, Nova Suíça, Jardim Colorado, Jardim das Hortências, Coim­bra, Mansões Paraí­so, Parque Industrial João Braz, Vera Cruz, Brisa da Mata, Parque Anhanguera, Jardim Guanabara, entre outros.

Todos esses serviços de limpeza serão realizados em áreas públicas. Em lo­tes baldios e demais áreas particulares, a manutenção é de responsabilidade dos proprietários, sujeito a mul­tas, quando não executados.

Nesses dias, a manuten­ção e reparos nas praças também seguem o crono­grama. Equipes de Infraes­trutura também estarão de plantão durante todo o feria­do para qualquer eventua­lidade. Já os atendimentos nos casos de queda de árvo­res e recolhimento de animais mortos não sofrem interrupção.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias