Reciclagem agradece o carnaval
Diário da Manhã
Publicado em 10 de fevereiro de 2018 às 00:53 | Atualizado há 7 anos
Com o calor e a popularização do carnaval de rua por todo o País, o consumo de bebidas em latas de alumínio aumenta proporcionalmente em fevereiro. Alegria para os foliões e para os catadores, que veem no período uma das grandes oportunidades de coleta da embalagem mais reciclada no mundo.
A expectativa é que os foliões contribuam para que o País se mantenha entre os líderes no ranking desse tipo de reciclagem, com índice nacional de 97,7% ou 286,6 mil toneladas de latinhas (2016), segundo a Associação Brasileira do Alumínio e a Abralatas (Abal).
“No carnaval temos um aumento natural no consumo de bebidas em latas de alumínio, o que impulsiona a indústria de reciclagem no período posterior ao feriado”, afirma Mario Fernandez, coordenador do Comitê de Reciclagem da Abal. Segundo o Ministério do Turismo, as festividades devem injetar R$ 11,14 bilhões na economia nacional.
Em Goiânia, o número de materiais reciclados é de 45 mil metros cúbicos, de acordo com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Atualmente, o município possui parceria com 15 cooperativas que fazem a separação do lixo.
MAIS RECICLADO
Relatório elaborado pela Resource Recycling Systems (RRS), consultoria internacional de sustentabilidade, confirmou que a lata de alumínio é a embalagem para bebidas mais reciclada do mundo.
O estudo foi realizado a pedido das associações de fabricantes da lata no Estados Unidos (CMI), na Europa (BCME) e no Brasil (Abralatas) e constatou uma taxa de reciclagem global de 69% das latinhas comercializadas, contra 43% do PET e 46% do vidro.
O estudo registrou os índices de reciclagem da embalagem em 2015 no Brasi l (98%), na Polônia (79%), no Japão (77%), na Itália (72%) e nos Estados Unidos (55%).
Comurg alerta para descarte correto de lixo durante carnaval
Apesar de seguir com programação normal de limpeza, os trabalhadores da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) foram orientados para qualquer aumento de lixo em locais onde há concentração maior de folias de ruas. De acordo com informações do órgão, neste período pode haver o aumento significativo no volume de descarte irregular, chegando até 10% após as atividades recreativas dos carnavalescos.
Os pontos da capital que receberão maior aglomeração de pessoas, e consequentemente, gerar mais lixos estão na nas regiões Central e Sul, como Avenida Circular, no Setor Pedro Ludovico, Avenida T-63, Avenida 85 e Avenida T-11 no Setor Bueno.
Segundo o presidente Denes Pereira, a sujeira que o carnaval deixa nas cidades é um dos maiores problemas nesse pós-feriado. “As latas de alumínio, garrafas de vidro, copos plásticos e panfletos de divulgação são facilmente encontrados nas ruas, entupindo bueiros e aumentando o risco de enchentes”, e alerta para que o carnavalesco jogue esses objetos na lixeira.
A companhia alerta para que os festejantes cooperem e geram menos lixo nas ruas. “Cada cidadão tem sua parcela de responsabilidade com os resíduos que deixa para trás durante o carnaval. Queremos que os goianienses aproveitem as festas e as folias das ruas, os bloquinhos e marchinhas, mas que ajude a cuidar da cidade” explica.
SERVIÇOS
Durante o feriado prolongado de carnaval, a Prefeitura de Goiânia, através da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), reforçará as atividades de remoção de entulhos e roçagem em 47 setores da Capital. Já a coleta orgânica e seletiva funcionarão normalmente, seguindo cronograma publicado no site da Prefeitura, beneficiando toda cidade.
Os servidores operacionais trabalharão em regime de escala de forma que os serviços não sejam prejudicados entre os dias 10, 11, 12, 13 e 14, quando encerra o feriado. O presidente da Companhia, Denes Pereira, explica que a cidade não para e a sequência das atividades de limpeza é fundamental para a higienização.
Nos dias de carnaval, será possível encontrar equipes da Comurg espalhadas pelos setores: Jardim Pompéia, Recanto do Bosque, Urias Magalhães, Leste Vila Nova, Jardim Colorado, Jardim Novo Mundo, Sul, Parque Atheneu, Parque das Laranjeiras, Conjunto Riviera, Santa Genoveva, Santo Hilário, Sul, Pedro Ludovico, Vila Morais, Vila Redenção, Cidade Jardim, Jardim Bonanza, Residencial 14 Bis, Jardim Petrópolis, Vila Regina, Vila Aurora, Oeste, Jardim Presidente, Vila Canaã, Parque Oeste, Três Marias, Residencial Canadá, Vila Mauá, Jardim América, Rio Formoso, Moinho dos Ventos, Parque Amazônia, Residencial Bouganville, Residencial Fidelis, Faiçalville, Bueno, Nova Suíça, Jardim Colorado, Jardim das Hortências, Coimbra, Mansões Paraíso, Parque Industrial João Braz, Vera Cruz, Brisa da Mata, Parque Anhanguera, Jardim Guanabara, entre outros.
Todos esses serviços de limpeza serão realizados em áreas públicas. Em lotes baldios e demais áreas particulares, a manutenção é de responsabilidade dos proprietários, sujeito a multas, quando não executados.
Nesses dias, a manutenção e reparos nas praças também seguem o cronograma. Equipes de Infraestrutura também estarão de plantão durante todo o feriado para qualquer eventualidade. Já os atendimentos nos casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos não sofrem interrupção.