Reta decisiva para o Enem
Redação
Publicado em 17 de outubro de 2018 às 00:36 | Atualizado há 7 anos
As próximas semanas são decisivas para os inscritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o Ministério da Educação (MEC), 5.513.662 participantes estão aptos para fazer as provas de 4 e 11 de novembro. Em 2011, o exame teve 5.380.857 inscritos.
Ao todo, o Enem recebeu 6.774.891 inscrições, mas no final o número de confirmados foi menor porque alguns inscritos não efetuaram o pagamento da taxa, de R$ 82.
Segundo o diretor pedagógico do Colegio Simbios, Walfredo Silva Pereira, nestas últimas semanas serão intensificadas as aulas especificas, além de oficinas de redação e encontros que pretendem ajudar no equilíbrio emocional.
O professor ainda esclarece uma boa estratégia adotada em colégios de ensino médio é a aplicação de simulados, com o mesmo número de questões e no mesmo horário do Enem. De acordo com o diretor, revisar assuntos mais frequentes nas provas, chegar com antecedência no local do exame, responder todas as questões de forma correta no caderno de respostas e ficar atento ao tempo de duração devem ser itens respeitados nos simulados para evitar surpresas nas provas do Enem. “Além disso, boa alimentação, uma rotina calma e sono em dia também ajudam o vestibulando” . explica Walfredo Pereira.
SEGUEM ALGUMAS DICAS
– Faça simulados a cada 15 dias
Além de se preocupar em estudar a teoria, agora é a hora de colocar em prática tudo o que você aprendeu ao longo do ano.
– Identifique seus pontos fracos
– Cronometre o tempo
O Enem é uma verdadeira maratona: no dia da prova, você vai ter uma média de 3 minutos para responder a cada uma das 90 questões objetivas.
– Adote uma rotina de estudos
Manter o foco é um dos grandes desafios de quem está se preparando para o Enem. Por isso, é muito importante que você tenha uma rotina, com um número de horas específico só para os estudos.
– Esteja atento às notícias
Temas importantes da atualidade podem aparecer como contexto nas questões ou também como parte do tema da prova de redação.
– Desligue o celular
Se por um lado é importante estar atualizado, por outro, estar conectado 24 horas por dia pode atrapalhar o seu preparo para o Enem.
– Pratique a redação, mas não deixe a correção de lado.
É importante treinar uma variedade de conteúdo.