Rush de inaugurações
Redação
Publicado em 2 de julho de 2016 às 02:34 | Atualizado há 9 anosA companhado de auxiliares, parlamentares, prefeitos, vereadores e populares, Marconi esteve em Águas Lindas, Palmeiras de Goiás e Itapirapuã. O governador Marconi Perillo inaugurou, na manhã de quarta-feira, 29, em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, a creche Maria Pires Perillo. Emocionado, agradeceu ao prefeito Hildo do Candango pela homenagem a sua mãe e relatou aos presentes a importância que ela dava à educação.
“Vocês estão agradando hoje enormemente a um filho. Minha mãe me passou valores importantes, um deles foi a educação. Para ela, mais importante que os diplomas de mandatos que conquistei, foi o diploma do curso universitário”, afirmou. “Aprendi três valores com ela: a fé em Deus, a valorização do trabalho e a valorização dos estudos”, contou. Muito aplaudido pelos presentes na inauguração, Marconi afirmou que até o final do ano terá cumprido todos os compromissos com a cidade. Citou a iluminação da BR-070, a construção de escolas estaduais, do presídio e a construção do Hospital Regional de Águas Lindas. “Vai ficar tão bom que o pessoal de Brasília procurará atendimento aqui”, observou.
A creche vai começar suas atividades em agosto próximo, com 124 crianças, e em 2017 a previsão é de que o atendimento chegue a 224 crianças. Marconi afirmou que uma boa gestão é feita de bons secretários e bons prefeitos. “Papel não anda”, disse o governador ao falar que a proatividade do prefeito é fundamental para que obras saiam para os municípios. Hildo enumerou os benefícios levados ao município por Marconi. “Temos um governador parceiro, que em todos os seus mandatos ajudou a trazer o desenvolvimento de Águas Lindas”, disse.
Presente no evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Peixoto, ressaltou a parceria do governo do Estado com o prefeito Hildo do Candango: “Aqui nós vamos mudar o futuro e o começo da vida de milhares e milhares de crianças. Essa obra representa esperança”. Após a inauguração da creche, Marconi foi visitar as obras do Hospital Regional de Águas Lindas de Goiás, que será denominado de Hugo 9.
Ao conferir de perto as obras do Hospital de Águas Lindas, um dos maiores da região, Marconi garantiu que será uma unidade de altíssima qualidade. “Vai atender pacientes de toda região do Entorno e, inclusive, de Brasília”, disse ao destacar a parceria com a prefeitura municipal para a realização dos trabalhos.
Palmeiras
Maria Pires Perillo, mãe do governador Marconi Perillo, falecida em 18 de julho de 2012, recebeu na tarde de quarta-feira (29) a segunda homenagem do dia de um poder municipal. A primeira, da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, que a distinguiu com o nome de uma creche municipal. A segunda, da Câmara Municipal de Palmeiras de Goiás, que batizou sua nova sede, oficialmente inaugurada hoje, com o nome de Maria Pires Perillo, nascida na cidade em 10 de abril de 1938.
O governador compareceu à solenidade, ocorrida em tendas na porta principal da nova sede do Poder Legislativo, acompanhado de inúmeros parentes, dentre irmãos, tios e primos. Logo na chegada foi recepcionado por um grupo de muladeiros que compõe a comitiva Manoel Pires de Moraes, bisavô do governador e inspirador da tradicional romaria da família de dona Maria Pires Perillo entre Acreúna e Trindade.
Manoel Pires de Moraes foi o idealizador da romaria, a qual comandou até 1943, ano de sua morte. Neste ano de 2016, um grupo de netos, bisnetos e trinetos de Manoel de Moraes retomou a tradição. O objetivo é cobrir os 200 quilômetros que separam a fazenda da família em Acreúna até Trindade, com carros de bois e cavalos.
Dois dos carros de bois levarão alimentos a serem distribuídos a entidades assistenciais de Trindade. O chefe da comitiva é Demoril Júnior, bisneto de Manoel Moraes.
O governador declarou-se emocionado com as inúmeras homenagens que Goiás tem prestado a sua mãe. Desde o seu falecimento, há quatro anos, Maria Pires Perillo já foi homenageada emprestando o nome a centros culturais, parques, conjuntos habitacionais, hospitais, creches, escolas e agora à Câmara Municipal de Palmeiras.
Redigido de próprio punho, um resumido texto que aborda a trajetória da mãe foi lido pelo governador. Em alguns momentos com a voz embargada pela emoção, Marconi enalteceu os principais valores de dona Maria – bondade, caridade, amor à família, retidão de caráter e honestidade.
Não deixou de citar o desejo e cobrança constante da mãe para que um dia tivesse um diploma universitário. “Mesmo depois de já ter sido eleito governador por três vezes, ela me cobrava – troco todos esses seus diplomas de governador por um de doutor”. E completou em meio a muitos aplausos: “E eu tive a felicidade de um dia poder ter-lhe entregue o meu diploma de bacharel em Direito”.
Na abertura de seu pronunciamento, Marconi fez referência à eleição para a presidência da Assembleia Legislativa, que ocorreu dia 30 (quinta-feira) no período da tarde. Cheio de esperanças previu que “amanhã, neste mesmo horário, Palmeiras poderá estar se transformando na primeira cidade goiana e uma das primeiras do Brasil a ter dois chefes de poderes: o governador do Estado e o presidente da Assembleia Legislativa”, referindo-se à eleição quase certa do deputado José Vitti, morador de Palmeiras, à presidência do Poder Legislativo de Goiás.
A nova Câmara Municipal de Palmeiras de Goiás foi erguida com recursos próprios do Legislativo ao custo de R$ 1,7 milhão. Em móveis e equipamentos foram investidos outros R$ 250 mil. Está localizada em área construída de mil metros quadrados e outros mil metros quadrados de jardins e estacionamento.
Além do prefeito Alberane Marques e do presidente da Câmara, Ailton Fernando da Silva, acompanharam o governador na solenidade o deputado federal Roberto Balestra, prefeitos, vereadores e várias lideranças regionais.