Santa Casa de Goiânia pede doações de sangue tipo negativo com urgência
Aline Drumond - Estágio DM
Publicado em 7 de outubro de 2025 às 16:39 | Atualizado há 3 horas
A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia emitiu um alerta urgente nesta terça-feira (7), sobre baixa nos estoques de sangue dos tipos negativos: O-, A-, B- e AB-. A instituição reforça que as doações são fundamentais para garantir a continuidade de cirurgias, procedimentos médicos e tratamentos contínuo de pacientes que dependem diariamente do banco de sangue.
De acordo com a coordenadora do Banco de Sangue, Rivanha Saraiva, cada doação pode salvar até quatro vidas. “Cada doação faz diferença. Neste momento, a solidariedade pode literalmente salvar vidas”, destacou.
As doações podem ser realizadas de segunda-feira a quinta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h, e na sexta feira, das 7h às 12h e das 13h às 15h. Para doar, é necessário apresentar documento original com foto, estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar alimentado (evitando alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores) e descansado (com pelo menos seis horas de sono nas últimas 24 horas). Além disso, não é permitido doar sangue caso tenha tido gripe ou resfriado nos últimos sete dias.
As doações são recebidas no Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, que fica na Rua Campinas, Vila Americano do Brasil, em Goiânia. A Santa Casa reforça o pedido à comunidade para colaborar o quanto antes e garantir atendimento seguro para os pacientes que precisam de transfusões. Para mais informações, o contato é (62) 3254-4200.
