Cotidiano

Secretaria de Meio Ambiente multa empresa por mau cheiro na Região Norte de Goiânia

Júlio Nasser

Publicado em 13 de julho de 2016 às 21:23 | Atualizado há 9 anos

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Secima) notificou a empresa Cargil/Unilever, com uma multa de aproximadamente R$ 100 mil, por irregularidades em seu sistema de tratamento.

De acordo com o órgão, foram encontradas 10 toneladas de peixes mortos na lagoa, o que gera problemas, como a emissão de gases poluentes, provocando um forte mau cheiro na região dos setores Goiânia 2, Urias Magalhães, São Judas Tadeu e Balneário Meia Ponte.

A secretaria divulgou que no local havia um tanque de rejeitos da empresa, que estava fora da distância prevista na legislação ambiental, que deveria estar, no mínimo, a 200 metros do Rio Meia Ponte.

Além disso, houve o descumprimento das normas previstas pela Secima, em relação à ampliação da lagoa que foi feita sem autorização. Há também uma perfuração no solo, por onde ocorria infiltração de matéria orgânica.

O órgão informou que a empresa também será notificada pela qualidade das águas, durante o tratamento e pelo que é descartado no rio. A fiscalização também irá apurar se há o lançamento clandestino de esgoto por parte dos particulares.

Através de uma nota a Cargil informou que a notificação recebida da Secima é referente à diferença de metragem da área de disposição de terra gerada no processo da Estação de Tratamento de Efluentes. O local em questão já era uma área definida e utilizada desde a construção da ETE, há 20 anos e licenciada pelo órgão responsável. A terra disposta no local não causa impacto ambiental, conforme laudo de laboratório qualificado e não gera odor.

Além disso, acrescentou que os indicadores ambientais da unidade estão sob controle, sendo monitorados regularmente por equipe técnica qualificada, sem ocorrências de odor em sua estação de tratamento de efluentes e nas dependências da unidade fabril. Anualmente, protocola o relatório com as evidências de todos os monitoramentos ao órgão ambiental responsável.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias