Home / Cotidiano

COTIDIANO

Secretaria de Segurança Pública apresenta índices criminais do primeiro trimestre de 2024

O levantamento, que tem como fonte o Observatório de Segurança Pública, revelou uma redução significativa nos principais crimes monitorados pela SSP

A Secretaria de Segurança Pública de Goiás apresentou os dados da segurança em Goiás A Secretaria de Segurança Pública de Goiás apresentou os dados da segurança em Goiás

A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) apresentou nessa quinta-feira, 11, na sala de situação do Centro Integrado de Inteligência Comando e Controle (CIICC), o balanço dos indicadores criminais referentes ao primeiro trimestre de 2024. O levantamento, que tem como fonte o Observatório de Segurança Pública, revelou uma redução significativa nos principais crimes monitorados pela SSP, alinhando-se às diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública.


		Secretaria de Segurança Pública apresenta índices criminais do primeiro trimestre de 2024
Inglid Martins


Durante a apresentação, foram destacadas as ações estratégicas implementadas pelas forças de segurança de Goiás, que contribuíram para a diminuição dos índices criminais. Os dados comparativos com o mesmo período de 2023 evidenciaram uma tendência de queda, demonstrando o comprometimento das autoridades em promover a segurança e a proteção da população.

Segundo levantamento feito pelo Observatório de Segurança Pública, nos três primeiros meses foram cumpridos 2.258 mandados de prisão e apreensão. Em ações integradas, as forças de segurança abordaram 274.383 mil automóveis, recuperados 974 veículos que estavam com registro de furto ou roubo. Além de abordar mais de 400 mil pessoas.

Os indicadores criminais registrou nesse trimestre uma redução de 24% no número de homicídios em comparação ao primeiros meses de 2023 em que foram registados 274, e no mesmo período em 2024, foram 209 casos.

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum dos Santos, em sua fala, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre as diversas instituições responsáveis pela segurança no estado. "Esses resultados refletem o esforço conjunto das forças policiais, da inteligência, e de todos os envolvidos na manutenção da ordem pública. Estamos focados em implementar políticas eficazes de combate à criminalidade e em garantir a tranquilidade da população", afirmou.

Ao ser questionado sobre o uso de câmeras nas fardas dos policiais, Renato Brum Secretário de Segurança Pública, afirmou que nenhum policial irá produzir provas contra si e, que embora haja benefícios em registar possíveis tentativas de falsas acusações contra os agentes, isso poderia coibir o policial no exercício de suas funções.


		Secretaria de Segurança Pública apresenta índices criminais do primeiro trimestre de 2024
Inglid Martins


Brum apresentou uma outra possível ação, como o uso de câmeras externas de monitoramento nas ruas, em pontos estratégicos, para inclusive, identificar suspeitos. O Diário da Manhã questionou sobre a eficiência da ferramenta em realizar o reconhecimento facial de pessoas procuradas, suspeitas e/ou com passagens pela polícia.

Em resposta, Sebastião Nolasco da Superintendência Integrada de Tecnologias em Segurança Pública, manifestou preocupação em relação a porcentagem de acertos, que fica abaixo do limite razoável para ser usada como único fator de confirmação do suspeito.

Além disso, ponderou que a segurança em Goiás define outros protocolos que devem ser somados à tecnologia da Inteligencia Facial, visando garantir que a pessoa apresentada à justiça é realmente seja a suspeita de ações criminosas.

Diversos setores, como crimes contra o patrimônio e roubos, tiveram seus dados zerados em 165 municípios. Em todo o estado, a redução foi de 33%. Seguido pela redução de roubo a veículos tiveram uma queda de 34% no mesmo período comparados ao ano de 2023.

Um dado ainda preocupa, a alta de +1% em casos de furtos a comércios, que saltou de 2.263 para 2.280, contabilizando uma alta 17 casos.

A segurança rural também teve queda, os crimes de roubos a propriedades rurais apresentaram queda de 20%, no primeiro trimestre de 2024, em que foram registrados 24 ocorrências, totalizando uma queda de seis ocorrências com relação ao ano de 2023.

Mais vídeos:

  • COTIDIANO

    Motorista de aplicativo é preso suspeito de tentativa de estupro contra passageira

    O suspeito se aproveitou do trabalho como motorista de aplicativo, para abusar de uma cliente

    Publicado quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 08:51

    / Atualizado quinta-feira, 25 de abril de 2024

  • COTIDIANO

    Vídeo mostra quando suspeito invade banheiro para instalar câmera

    Empresário foi preso suspeito de instalar câmera no banheiro da casa que alugava para uma família

    Publicado quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 08:03

    / Atualizado quinta-feira, 25 de abril de 2024

  • COTIDIANO

    Cachorros vítimas de maus-tratos são resgatados em ônibus

    Os animais seriam transportados no bagageiro de um ônibus e viajariam cerca de 2500 km

    Publicado quarta-feira, 24 de abril de 2024 - 08:54

    / Atualizado quarta-feira, 24 de abril de 2024

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias