Home / Cotidiano

COTIDIANO

Senac Goiás lança o primeiro curso técnico de inteligência artificial do Brasil

O curso será submetido ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) do Ministério da Educação

Imagem ilustrativa da imagem Senac Goiás lança o primeiro curso técnico de inteligência artificial do Brasil

O Senac Goiás lançou nesta terça-feira, 16, o primeiro curso técnico de inteligência artificial do Senac Brasil. O curso será submetido ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) do Ministério da Educação.

Sua apresentação foi no auditório da Fecomércio no Setor Marista, em Goiânia. As matrículas estão previstas para começar em junho deste ano, por meio de processo seletivo. Turmas comerciais e gratuitas serão oferecidas, e em breve os interessados poderão realizar a pré-inscrição através do site go.senac.br.


		Senac Goiás lança o primeiro curso técnico de inteligência artificial do Brasil
Inglid Martins


O curso contará com importantes parcerias de multinacionais tecnológicas como Amazon Web Services (AWS), Nvidia, Microsoft, Red Hat e Google Cloud. Sua metodologia será 100% prática, com o método Hands On, permitindo que os alunos sejam protagonistas do próprio aprendizado. Isso os capacitará a desenvolver projetos práticos, desde a concepção até a execução.

Marcelo Baiocchi, presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, destaca que esta é mais uma solução inovadora oferecida pelo Senac Goiás, alinhada com as demandas do mercado. Segundo ele, os alunos formados neste curso terão maior segurança e preparo ao ingressar no mercado de trabalho.


		Senac Goiás lança o primeiro curso técnico de inteligência artificial do Brasil
Inglid Martins


Leopoldo Veiga Jardim, diretor regional do Senac Goiás, ressalta que o curso possui uma grade curricular técnica totalmente voltada para preparar os alunos para as exigências do mercado de trabalho. Ele destaca a infraestrutura tecnológica de ponta, instrutores altamente qualificados e parcerias com empresas locais e internacionais como diferenciais do curso.

Stéfany Mendes Souza, coordenadora de programas finalísticos de tecnologia da informação do Senac Goiás, explica que o curso utilizará a Unidade de Processamento Gráfico (GPU) Nvidia A16. Esta GPU é uma solução poderosa para computação de alto desempenho, adequada para diversas aplicações, incluindo visualização 3D, aprendizado de máquina e inteligência artificial. O Senac Goiás pretende adquirir inicialmente três GPUs, que serão instaladas em servidores de alto desempenho, fornecidos por parceiros homologados pela NVIDIA, como DELL, LENOVO, NUTANIX e VONK. Essa solução é essencial para que os alunos possam aplicar os algoritmos de inteligência artificial em diferentes áreas, como redes neurais artificiais, aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e visão computacional.


		Senac Goiás lança o primeiro curso técnico de inteligência artificial do Brasil
Inglid Martins


Como participar

Serão oferecidas 90 vagas, sendo 60 delas gratuitas. Os interessados terão que passar por um processo seletivo para verificar se possuem o perfil adequado para o curso, sendo importante ter algum conhecimento prévio na tecnologia utilizada.

O coordenador destacou a importância dessa solução (GPU + Servidor) para a realização do curso, pois permitirá que os alunos apliquem algoritmos de Inteligência Artificial em diversas áreas, como redes neurais artificiais, Machine Learning, Deep Learning, processamento de linguagem natural, visão computacional, e outras disciplinas do curso.

Como funciona

O curso será composto por 1.200 horas de carga horária, o programa é dividido em três módulos distintos: básico, específico 1 e específico 2.

Durante o módulo básico, os alunos são introduzidos aos fundamentos essenciais do curso, fornecendo uma base sólida para o aprendizado subsequente. Neste estágio que são transmitidas as competências necessárias para que os estudantes possam desenvolver seus próprios algoritmos ao longo do programa.

Conforme avança no tempo de duração do curso, o conteúdo torna-se mais especializado. O módulo específico 1 representa uma transição para um nível de complexidade maior, onde os alunos começam a ter contato mais direto com a aplicação prática dos conceitos aprendidos. É neste estágio que são introduzidos à teoria diária.

No entanto, é no módulo específico 2 que o desafio atinge seu ápice. Neste módulo, os alunos enfrentam unidades curriculares ainda mais complexas, desafiando suas habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

O programa, em etapas progressivas, visa não apenas fornecer uma base sólida de conhecimento, mas também capacitar os alunos a desenvolverem suas habilidades de maneira contínua e progressiva, culminando em uma compreensão avançada e aplicação prática dos algoritmos estudados.

Ao final do curso todos os alunos que estiverem capacitados receberão um certificado técnico do curso de I.A. pelo Senac. Com contratação pela Universidade Federal de Goiás de pelo menos quatro alunos que estiverem em melhor posição de aprendizado. Inclusive, estudasse a possibilidade de uma parceria de ingressão direta dos alunos do curso técnico para um curso de bacharelado na área pela UFG.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias