Cotidiano

Senador Wilder defende ampliação de programas de moradia para mais faixas de renda

Redação DM

Publicado em 13 de junho de 2016 às 14:53 | Atualizado há 9 anos

A habitação adequada é condição essencial para que a pessoa exerça a cidadania. Nos últimos anos, o debate sobre a extensão deste direito tem se transformado em questão pública. Por isso, os especialistas tornaram o tema tão presente no Congresso Nacional e também nas gestões das cidades. Conforme o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), atualmente o país apresenta um déficit habitacional de cinco milhões de moradias. A pesquisa do Ipea informa que a demanda por habitação de baixa renda deve chegar a 20 milhões de unidades em 2024.

De acordo com o senador Wilder Morais, a questão merece atenção e de múltiplas políticas públicas: “É necessário que os gestores tenham a consciência de que habitação é uma política continuada. O seja, assim como saúde e educação, o gestor precisa investir para aplacar um déficit crescente e que apresenta consequências em diversas áreas”.

Na última quarta-feira, 8/6, Wilder Morais entregou 480 casas ao lado do governador Marconi Perillo e do ministro da Cidades, Bruno Araújo, em Palmeiras de Goiás. Na solenidade, os moradores se emocionaram com os relatos do senador sobre as dificuldades que enfrentou ao longo da vida para conseguir morar.

O senador Wiler disse que não teve garantido o direito à moradia que hoje faz questão de defender para a população de baixa renda. Ele mudou mais de 25 vezes na infância, quando morava em Taquaral. “Dá para contar. Foram várias mudanças.  Aliás, essa vontade de ter casa própria pode ser um dos motivos para me dedicar tanto ao estudo da engenharia civil”, lembra Wilder.

O senador nasceu em Taquaral, mas teve grande dificuldade em conquistar uma habitação própria, devido às naturais barreiras financeiras da família. Wilder e a família só conseguiram casa própria quando ele já era um grande empreendedor no ramo da construção civil.

Graças ao estudo e atuação constante na iniciativa privada, o senador conseguiu se estabelecer como empresário no ramo de construções.  Por isso durante a campanha para o Senado Federal, em 2010, um dos temas de debate do político foi a defesa da moradia.  Wilder lembra que os eleitores questionaram como o Congresso Nacional pode minorar o grave problema habitacional brasileiro. Hoje no Senado, Wilder tem se dedicado a destinar emendas orçamentárias que possibilitem investimentos em infraestrutura nas diversas cidades goianas, além de formular normas e políticas públicas que possam ser aplicadas na gestão habitacional.

Wilder diz que não basta apenas o incentivo para  as camadas com rendas mais baixas. Para Wilder, existe uma grande faixa da população brasileira, classe média ou próxima desta faixa, que também não tem moradia. E o motivo é o mesmo: falta de incentivo e recursos para que possam obter a casa e pagá-la ao longo da vida.

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias