Servidores do IBGE morrem carbonizados após tentar conter incêndio em área de mata
DM Redação
Publicado em 30 de julho de 2025 às 14:37 | Atualizado há 19 horas
Dois servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Manoel José de Souza Neto e Valmir de Souza e Silva, ambos com 65 anos, morreram na tarde desta terça-feira (29/07) ao tentarem conter um incêndio de grandes proporções que atingia uma área de mata no Residencial Tororó, entre São Sebastião e Santa Maria, no Distrito Federal.
Segundo testemunhas, os dois homens ingressaram na área atingida pelas chamas acompanhados de um caminhão-pipa. O motorista do veículo escapou a tempo, mas Manoel e Valmir insistiram em apagar focos de incêndio com uma mangueira. O fogo os cercou e impossibilitou qualquer chance de fuga.
João Vaz de Melo, paisagista e morador da região, foi uma das últimas pessoas a vê-los com vida. Ele ajudou nas buscas após o alerta do motorista e localizou os corpos carbonizados dos servidores, distantes cerca de um quilômetro um do outro, próximos à nascente do córrego Tororó.
De acordo com moradores, os servidores estavam apenas de tênis e sem qualquer Equipamento de Proteção Individual (EPI). O IBGE confirmou, em nota, que os brigadistas atuavam para evitar que as chamas atingissem a reserva ecológica vinculada ao órgão, localizada em frente ao local da tragédia.
Foto e Vídeo: Redes Sociais