Home / Cotidiano

COTIDIANO

Setembro e suas festividades Cristãs

Para os Católicos setembro é mês de grandes celebrações

Imagem ilustrativa da imagem Setembro e suas festividades Cristãs

A igreja Católica e suas infinitas formas de expressar a Fé e devoção aos Santos e Arcanjos traz consigo inúmeras datas comemorativas pois para os Cristãos, o mês de setembro é considerado o mês da Bíblia. A Bíblia uma escritura Sagrada, com textos rascunhos em folhas de papiro milenares, é o livro mais vendido da humanidade que demorou cerca de cinco anos para ser concluído dando início em suas escrituras em 23 de fevereiro de 1455.

Desde então escrita por 40 pessoas entre 1500 a.C. e 450 a.C. os autores da época eram homens iluminados, tocados pela mão divina. Mas entre o final do século IV e início do século V, São Jerônimo traduziu a Bíblia do hebraico, grego e aramaico para o latim a pedido da igreja Católica.

Sendo assim essa tradução, conhecida como Vulgata, veio a se tornar a versão oficial da Bíblia Católica por consenso no Concílio de Trento, em 1546. Isso significa que as Escrituras chegaram até nós através de uma longa sucessão de cópias. Uma viagem pela história das escrituras Sagradas traz consigo inúmeros livros, capítulos, versículos e muitas formas através das escrituras de conectarmos a Deus.

Dentre as comemorações festivas, a igreja católica unificou a celebração dos três arcanjos mais famosos da história do catolicismo São Miguel “Quem como Deus”, São Gabriel “Força de Deus” e São Rafael “Deus curou”. Os arcanjos representam a mais alta hierarquia dos anjos. Eles fazem parte do grupo dos “sete espíritos” citados no livro do Apocalipse. Estes, atendem diretamente ao trono de Deus.

Como função, podemos dizer que eles são mensageiros dos decretos de Deus aqui no mundo. Muitos católicos realizam a novena dos arcanjos ou até mesmo os 21 dias de batalhas com Miguel Arcanjo, e inúmeras pessoas são agraciadas com seus pedidos de orações.

Entre outras celebrações marcadas pelo Catolicismo e realizado no mês de setembro a celebração de São Cosme e São Damião, Padre Pio, São Matheus Apóstolo e Evangelista, Nossa Senhora das Dores, São Wenceslau, São Vicente de Paulo entre outros Santos que são celebrados no mês de setembro.


		Setembro e suas festividades Cristãs
Gynaberg Reis


O Diário da Manhã, vivenciou essa experiência em oração conversando com a vendedora, Ana Luzia Almeida, que realiza novenas em sua residência em louvor a São Miguel, onde reúne familiares, pessoas da vizinhança para rezar o tradicional Terço de São Miguel juntamente com a leitura da Bíblia Sagrada.

“Essa celebração de rezar o santo terço em louvor a São Miguel deu inicio quando minha filha estava gestante, e na época a gestação era considerada como gestação de risco, foi então que passei a fazer a novena para tudo correr bem com a minha filha e meu neto, e essa celebração da novena tornou-se tradição para todos os que dela participam”, explica.

Ana Luiza Almeida, também nos conta sobre o estudo bíblico que é realizado antes de iniciar a novena de São Miguel. “A bíblia é o nosso alimento diário pois com ela nos conectamos ao Divino Sagrado, aprendemos com cada livro, com cada versículo, tenho o costume de ler a Bíblia todos os dias, mas me identifico muito com o livro de Matheus, pois foi esse o nome pelo qual minha filha escolheu para o meu neto, então nos momentos da celebração da novena realizamos a leitura da Bíblia, pois toda palavra ela edifica seja ela expressada através das escrituras sagradas ou até mesmo pelos gestos de nossas orações diárias ou devoção aos Santos Arcanjos o importante é sempre estarmos conectados a Deus, pois a Bíblia ela é universal, ela alcança qualquer linguagem e religião”, diz.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias