Home / Cotidiano

COTIDIANO

Shopping intensifica esforços no combate à dengue

Campanha que anualmente envolve colaboradores do Flamboyant Shopping ganha novas iniciativas em 2024, visando combater a preocupante proliferação do mosquito

Imagem ilustrativa da imagem Shopping intensifica esforços no combate à dengue

Diante do alarmante avanço da dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, o Flamboyant Shopping decidiu intensificar ainda mais esse ano, as ações de combate e prevenção. A iniciativa, que já faz parte do compromisso social do empreendimento há anos, ganhou novas dimensões, envolvendo os colaboradores internos, profissionais terceirizados e de forma indireta, familiares, lojistas e a comunidade do entorno do shopping como um todo.

Tendo o mês de março como marco para o lançamento da campanha, os voluntários participaram de um Mutirão de Combate à Dengue, onde o objetivo principal foi localizar qualquer objeto capaz de proliferar a doença, ainda que imperceptível à primeira vista. Na iniciativa, os colaboradores se uniram para remover resíduos e lixos dentro de áreas específicas do shopping, mas com foco principal no entorno, prevenindo a proliferação do mosquito transmissor na região.

O programa educativo também contemplou a realização de workshop para a fabricação de repelente natural, onde os colaboradores desenvolveram o seu próprio repelente, promovendo práticas de prevenção mais acessíveis financeiramente e sustentáveis. Na lista de ingredientes utilizados na receita estavam itens como citronela, álcool de cereais e óleo mineral. “São materiais caseiros, facilmente encontrados no comércio visando uma receita que pode ser feita em casa e repassada a vizinhos, amigos e familiares, promovendo o alcance de mais pessoas na prevenção”, explica Roberto Lourenço gerente de operações do Flamboyant Shopping.

Outro momento que contou com bastante engajamento foi uma palestra informativa realizada em parceria com o SESI-GO. Em pauta, os diferentes tipos de doença causados pelo mosquito infectado, a exemplo de zika e Chikungunya, bem como os diferentes riscos e sintomas.

O shopping ainda segue com um desafio à equipe com foco em prevenção. O convite é para que os colaboradores realizem pequenas ações que contribuam com a segurança em suas próprias casas, vizinhança ou comunidades, para assim promoverem uma ampla rede de conscientização. “Entre as ideias a serem aplicadas, sugerimos intervenções em terrenos abandonados, a localização de resíduos ou qualquer tipo de lixo que possa acumular água, o cuidado com as plantas a partir da dica de colocar areias nos vasos, mas sempre compartilhando nos grupos de whats app da empresa fotos do antes e depois”, lembra o gerente de operações do Flamboyant Shopping.

Além das ações implantadas esse ano, o shopping realiza rotineiramente a abordagem do tema em comunicados especiais de diferentes formatos, nos momentos de aplicação de ginástica laboral com as equipes e principalmente, entendendo que as iniciativas de combate devem ser contínuas.

“A empresa tem uma rígida política de controle de pragas, mas assim como orienta as instituições de saúde, a proliferação do mosquito aedes na sociedade deve ser uma luta diária, a ser vencida envolvendo o maior número de pessoas e por meio da participação ativa e contínua. Já sentimos alguns resultados positivos com a campanha, entendendo que o conteúdo aplicado visa principalmente, o engajamento para que a campanha faça a diferença em diferentes comunidades por meio de pequenas ações. O shopping segue comprometido em manter suas instalações e arredores livres de condições que possam favorecer a proliferação do mosquito da dengue, mantendo a segurança e o bem-estar de todos que frequentam o espaço”, conclui Roberto Lourenço.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias