Cotidiano

Sindicato defende qualidade da carne produzida em Goiás

Redacão

Publicado em 30 de março de 2017 às 13:42 | Atualizado há 8 anos

A inspeção higiênico-sanitária dos frigoríficos instalados em Goiás é permanente. E não há margem para dúvidas quanto à qualidade da carne produzida no Estado. A afirmação é do presidente do Sindicato dos Fiscais Estaduais Agropecuários do Estado de Goiás (Sinfeago), Marcelo Corte Real. O dirigente esclarece, ainda, que a missão da entidade é defender os direitos e lutar pela valorização da carreira dos fiscais e pela melhoria da qualidade da defesa agropecuária goiana. “Além da inspeção higiênico-sanitária, industrial e tecnológica dos produtos e subprodutos de origem animal, observamos os derivados e também os resíduos de valor econômico”, sustenta.
Vocacionado ao agronegócio, Goiás é destaque no ranking das exportações, sobretudo de cárneos. A atividade é submetida a permanente inspeção higiênico-sanitária. Atualmente, são 73 frigoríficos, sendo 52 de bovinos, 8 de suínos e 13 de aves, que em 2016 abateram 467.787 cabeças de bovinos, 389.481 de suínos e 29.543.772 de aves. “A inspeção é feita periodicamente nos estabelecimentos entrepostos de derivados cárneo, industriais de laticínios e seus entrepostos de recebimento ou refrigeração ou distribuição de leite. Portanto, não há dúvidas sobre a qualidade do que é produzido em Goiás.”

O trabalho dos fiscais agropecuários se estende ainda às industriais de pescados e seus entrepostos de produtos e subprodutos, industriais de mel e produtos relacionados e seus entrepostos, os industriais de ovos e derivados e seus entrepostos, bem como as industriais de transformação e manipulação de produtos e subprodutos de origem animal e seus resíduos de valor econômico. Nas agroindústrias da agricultura familiar, o trabalho segue os mesmos parâmetros.

Saiba mais – Atualmente, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) mantém em seus quadros 613 fiscais, dos quais 352 são médicos veterinários, que atuam na inspeção de produtos de origem animal, desenvolvendo ações dos programas de sanidade animal, nos laboratórios de análise e diagnóstico veterinário (LabVet) e de controle de qualidade de alimentos (LabQuali) e em fiscalizações volantes.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias