Cotidiano

Tecnologia a serviço da vida

Diário da Manhã

Publicado em 3 de fevereiro de 2017 às 02:07 | Atualizado há 8 anos

Os novos prefeitos e secretários municipais de saúde de Goiás tiveram uma oportunidade única para discutir saúde pública e entender como a informação atualizada é primordial para a gestão da área. Eles participaram nesta quarta-feira, em Goiânia, do 1º Fórum Conexão Futuro Saúde, um evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) em parceria com o Grupo Jaime Câmara, por meio do jornal O Popular. O evento mostrou aos gestores que assumiram o cargo no início deste ano – em Goiás 75% das prefeituras foram renovadas – o funcionamento, aplicabilidade e resultados do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann – Conecta SUS, da SES-GO, e como ele pode auxiliá-los no planejamento e decisões que vão melhorar a saúde das pessoas.

Na programação matutina, o 1º Fórum Conexão Futuro Saúde contou com as falas do secretário da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, dos presidentes da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Cleudes Bernardes, e da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Haroldo Naves, e da editora-executiva do jornal O Popular, Silvana Bittencourt.

O secretário Leonardo Vilela apresentou o Conecta SUS aos participantes: o processo de construção, a homenagem a Zilda Arns Neumann, e como ele tem sido utilizado para se fazer gestão da saúde no Estado. Vilela revelou que o trabalho do Conecta SUS tem se tornado referência, destacando que o Centro já recebeu comitivas de 17 estados da federação, visitas de ministros de Estado (Saúde, Desenvolvimento Social e Advocacia-Geral da União), pesquisadores e estudantes de universidades, inclusive de outros países, equipes de instituições públicas e privadas, e, ainda, comitivas internacionais – uma do Canadá no final de 2016 e outra da Dinamarca, que virá nos próximos dias.

Leonardo Vilela explicou sobre a estação Conecta SUS, que permite a realização de webconferências, e disse que todos os municípios receberão da SES o kit e, portanto, terão este canal de conversa e troca de experiências com os técnicos da secretaria estadual. O secretário também falou sobre as informações e dados acompanhados pelo Centro e detalhou alguns resultados importantes: antecipação da vacinação da Influenza no ano passado com a verificação do aumento de casos em algumas cidades; o Goiás contra o Aedes, um case pioneiro de monitoramento em tempo real de informações, como por exemplo imóveis com foco; e o georreferenciamento e acompanhamento das gestantes atendidas na rede pública para redução da mortalidade materna e infantil.

“Em dois anos, o Conecta SUS tornou-se referência em informação de saúde pública e um case para o País em integração e monitoramento de dados. Uma ferramenta que considero imprescindível para qualquer gestor. Impossível fazer saúde pública sem conhecer a realidade e ter uma visão de cenário atualizada. O Conecta oferece esses recursos e nos permite avaliar de maneira eficiente, favorecendo a tomada de decisões acertadas, evitando desperdícios e gerando economia de recursos. Mas isso começa lá na atenção básica. Alimentar essa base de dados com informações de qualidade é que faz do Conecta SUS uma ferramenta ímpar. O mais importante é que essa ferramenta representa uma mudança de cultura do gestor, dos prefeitos e secretários municipais de saúde, e disposição dos profissionais de saúde”, salientou Leonardo Vilela.

Os presidentes da AGM, Cleudes Bernardes, e da FGM, Haroldo Naves, também falaram sobre a importância dessa comunicação do Estado, prefeituras e sociedade para o sucesso das ações em saúde. Para Cleudes, que assumiu nesta semana a Superintendência de Acesso a Serviços Hospitalares e Ambulatoriais da SES-GO (Suprass), as prefeituras acabam investindo mais do que os 15% exigidos legalmente em saúde e, por isso, as informações corretas são a base para a definição de estratégias precisas.

Silvana Bittencourt, editora-executiva do jornal O Popular, parceiro na realização do 1º Fórum Conexão Futuro Saúde, a informação relacionada à saúde tem importância ainda maior, pois determina qualidade de vida e pode salvar vidas. O tema saúde, segundo pesquisas citadas por ela, está entre as maiores preocupações dos brasileiros e sempre é um dos principais assuntos das campanhas eleitorais. “Conheci o Conecta SUS recentemente e ele é uma proposta interessante para a agilidade de informar em saúde. A informação é o oxigênio com maior valor para a área da saúde e depende da colaboração de todos os gestores”, afirmou Silvana Bittencourt.

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias