Cotidiano

Temporal causa explosões em postes, Macapá

Salma Ataíde

Publicado em 23 de novembro de 2020 às 17:02 | Atualizado há 4 anos

Apagão atinge Macapá e outros 12 municípios do Amapá, há 21 dias, e ontem moradores da capital ainda enfrentaram outro problema, causado por uma forte chuva. Foi a mais intensa do ano, houve explosão e curto- circuito na rede elétrica do bairro Brasil Novo, zona Norte de Macapá, por volta das 12h.

Segundo o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMet), foi a mais forte chuva registrada no ano. Em uma interrupção de pouco menos de uma hora ocorreu o acúmulo de 74 milímetros de chuva. A previsão do NHMet era de 45 milímetros.

Conforme a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEO), declarou que o problema na rede elétrica foi causado pelo atrito entre dois cabos de alta tensão, provocado pela ventania. O incidente acabou deixando algumas residências localizadas na rua Laranjeiras completamente sem energia. A empresa informou também, que as equipes operacionais regularizaram a condição por volta das 2h25 de hoje.

Para Laura Machado, jornalista, 22 anos e moradora no bairro Buritizal, na zona Sul, contou que a forte chuva alagou diversas moradias. “Começou ontem a tarde e diversas pessoas ficaram indignadas. Casas foram totalmente inundadas, invadidas pela água da chuva e também do esgoto. Não é a primeira vez que inunda e pessoas perderam muitas coisas”.

Ainda segundo comentários da jornalista, alagamentos atingiram tanto a zona Sul, quanto a zona Norte da cidade, e também destacou que o fornecimento em forma de rodízio não funciona de forma prevista pelo governo. Ela relata que em diversas localidades de Macapá o tempo de fornecimento de energia é inferior ao previsto.

De acordo com o Ministério de Minas e Energias, a situação da falta de energia no estado deve ser normalizada até quinta-feira (26). No sábado (21), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), esteve no local e foram acionados geradores termoelétricos nas subestações de Santana e Santa Rita. O órgão também afirmou que com os geradores termoelétricos o fornecimento de energia chegou a 87% em todo o estado

A espera do Ministério é que na quinta (26) seja concluída a montagem de um transformador, levado de Laranjal do Jari para Macapá, e a situação seja normalizada, com uma disponibilização de energia superior ao do dia 3 de novembro, data em que se iniciou o problema.

A notícia é do site Uol, e além disso, durante a visita, Bolsonaro também expressou que nos próximos dias será publicada uma Medida Provisória (MP), isentando todos os consumidores do Amapá do pagamento de energia nos últimos 30 dias.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias