Cotidiano

Terremoto de 7.8 graus atinge Ilhas Salomão

Redação DM

Publicado em 9 de dezembro de 2016 às 00:14 | Atualizado há 9 anos

Um forte terremoto avaliado em 7.8 graus de magnitude atingiu as Ilhas Salomão, na Oceania, na madrugada de sexta-feira (hora local). Com 41 km de profundidade, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), o abalo a 70 km da costa de Kirakiri gerou alerta de uma forte tsunami no Pacífico.

Originalmente, o sismo foi reportado como sendo de 8.0 graus, mas foi revisado para baixo.  “No geral, a população desta região vive em estruturas vulneráveis aos tremores, ainda que existam algumas construções resistentes”, advertiu o USGS em nota.

Um oficial da polícia de Kirakira, Donald Tehimae, disse que a maioria dos danos foi superficial.  — Algumas casas foram danificadas, mas não houve vítimas.

De acordo com o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, era possível que houvesse — dentro de três horas após o sismo (15h38m de Brasília) — ondas de potencial dano destrutivo a costas do próprio país, mas também de Papua Nova Guiné, Nauru, Nova Caledônia e Tuvalu.

 Os EUA advertiram pouco após o abalo que também havia a possibilidade de tsunami no Havaí e de ondas que chegassem à Costa Oeste, mas posteriormente desfez o alerta.Em 2013, um terremoto de magnitude 8 gerou uma tsunami que deixou uma dezena de mortos e milhares de edifícios destruídos nas Ilhas Salomão.

No mesmo dia, um terremoto de magnitude 6,8 foi registrado na costa norte da Califórnia nesta quinta-feira, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O epicentro do terremoto foi a cerca de 165 quilômetros no oceano Pacífico, a oeste de Ferndale, na Califórnia. Não houve alerta de tsunami.

(As informações são do portal O Globo)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia