TJGO inaugura novo Fórum Cível de Aparecida de Goiânia
Maria Queiroz
Publicado em 20 de outubro de 2026 às 19:33 | Atualizado há 58 minutos
Novo Fórum Cível de Aparecida de Goiânia foi inaugurado nesta terça-feira (20), no Jardim Maria Inês | Foto: TJGO
O novo Fórum Cível da Comarca de Aparecida de Goiânia foi inaugurado nesta terça-feira (20), no Jardim Maria Inês. A solenidade contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leandro Crispim, do governador Daniel Vilela (MDB) e do prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB).
Durante a cerimônia, o desembargador Leandro Crispim destacou a dimensão da demanda judicial do município e a importância de Aparecida no cenário estadual. Segundo o presidente do TJGO, a comarca está entre as principais de Goiás, ao lado de Anápolis. “Hoje, Aparecida de Goiânia é a nossa segunda comarca em importância de tamanho, juntamente com Anápolis”, afirmou.
A obra é a 75ª entregue pela atual gestão do TJGO, que estabeleceu a meta de concluir 100 obras de infraestrutura e modernização até o fim do mandato. Com mais de 20 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em nove pavimentos, o edifício reúne 15 unidades judiciárias e amplia a estrutura de atendimento do Judiciário na cidade.
Essa é a terceira unidade do tipo no município, que já conta com os fóruns Criminal e de Juizados. Para o prefeito Leandro Vilela, a nova estrutura contribui para fortalecer a presença do Poder Judiciário e garantir direitos à população. “É um grande presente, garantindo cidadania e preservação dos direitos dos 600 mil aparecidenses através da presença do Poder Judiciário ainda mais consolidado e fortalecido aqui, entregando essa grande obra”, declarou.
Estrutura e atendimento
O prédio abriga o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), com 21 salas de conciliação, além de Sala de Depoimento Especial e espaço para a equipe interprofissional. A unidade conta ainda com o Cantinho da Primeira Infância, destinado ao acolhimento de crianças que acompanham os responsáveis durante o atendimento.
A estrutura dispõe de auditório com capacidade para 158 pessoas, seis elevadores e estacionamento coberto com 204 vagas, incluindo espaços reservados a idosos, pessoas com deficiência e pessoas com transtorno do espectro autista. Há também bicicletário e pontos de recarga para veículos elétricos.
O projeto incorpora medidas de sustentabilidade, como o reaproveitamento da água da chuva para limpeza e irrigação e a geração de energia por painéis solares instalados na cobertura. O edifício também utiliza iluminação LED com sensores de presença e temporizadores. Na fachada, brises de alumínio e vidros estruturais ajudam a reduzir o calor e controlar a entrada de luz natural.
O acesso é controlado por catracas, detectores de metais, aparelhos de raio X, videomonitoramento e reconhecimento facial. Um gerador conectado a nobreaks garante o funcionamento dos equipamentos em caso de queda de energia. O fórum também abrigará uma galeria dedicada aos ex-diretores do Foro da comarca.
Parte dos móveis do Cantinho da Primeira Infância foi produzida por pessoas privadas de liberdade no setor industrial do Complexo Prisional Daniella Cruvinel, em Aparecida de Goiânia. A oficina recebe recursos de penas pecuniárias destinados pela 1ª Vara de Execução Penal da comarca.
Anúncios para o município
Durante a solenidade, o governador Daniel Vilela confirmou a autorização para a construção de um novo batalhão da Polícia Militar em Aparecida de Goiânia. O anúncio ocorreu após o prefeito Leandro Vilela destacar a necessidade de melhorar a estrutura policial da cidade. “Uma cidade que tem um prédio como esse e tantos outros equipamentos não pode ter um batalhão da nossa Polícia Militar precário como é hoje”, afirmou o governador.
Daniel Vilela também anunciou a intenção de construir um parque nas proximidades do fórum, em uma área utilizada pela Saneago. Segundo ele, o projeto está pronto há mais de dez anos. “Nós vamos fazer aqui, nas proximidades do fórum, o maior parque da Região Metropolitana de Goiânia”, declarou.