Home / Cotidiano

Cotidiano

Transição de Carreira, a hora de mudar!

Começando uma nova etapa com muita determinação e entusiasmo

Imagem ilustrativa da imagem Transição de Carreira, a hora de mudar!

Quando chega o momento em que um profissional decide mudar de área de atuação, requer uma análise de vários fatores. Esse processo pode acontecer por insatisfação profissional, dificuldades no mercado de trabalho, mudança de cidade, em busca de uma melhora financeira, um desejo de desenvolver novas habilidades entre outros fatores.

Com um olhar no futuro, muitos profissionais tem renovado sua transição de carreira no mercado de trabalho, alguns até mais ousados se arriscam em profissões bem distintas saindo da profissão de manicure e ingressando como radiologista, desejando estabilidade financeira, ou talvez por desejo de afinidade por tal profissão.

A renovação de carreira traz grandes sonhos, a idealização de novos projetos pessoais, ou até mesmo um curso de graduação pra uma especialização na nova área de carreira. Isso faz com que muitos Brasileiros estejam sempre se reciclando e aperfeiçoando cada vez mais, o importante é estar se movimentando dentro do mercado de trabalho, pois se tem algo que o Brasileiro gosta é viver de grandes e novas mudanças independente da situação.


		Transição de Carreira, a hora de mudar!
Gynaberg Reis


O Diário da Manhã realizou uma pesquisa no mercado de trabalho, conversando com algumas pessoas que recentemente se arriscaram em novas funções profissionais.

Luciene Ferreira Santos, na transição de carreira, de Modelista de Vestuário ingressou como Arquitetura e Designer, conta o que despertou e levou a mudar de carreira profissional.

“Apesar de gostar da minha antiga profissão, queria mudar pois desde a minha infância havia idealizado um desejo de fazer um curso superior, sentia que esta meta havia sido deixada para trás e era algo que ainda faltava em minha vida e a desvalorização profissional infelizmente acontece muito em nosso país em diferentes áreas. Até então na minha profissão anterior não enxerga oportunidades e nem possibilidades de crescimento dentro da empresa. Tudo perde o sentido quando não há expectativas de melhorias e a mudança de profissão parecia ser uma boa alternativa.” diz.

Luciene Ferreira, salienta que foi necessário fazer uma programação financeira, para custear as despesas durante a transição e os desafios encontrados nesse processo.

“Isso é muito importante, porque a transição é um momento em que você está engatinhando em uma nova profissão é como começar do zero e aprender tudo novo, portanto é preciso ter a convicção que os retornos financeiros serão demorados. E os desafios sem dúvida foi e está sendo ainda trabalhar o meu psicológico para me adaptar com a renda inicial e as mudanças com meu padrão de vida. No entanto, também existem outros grandes desafios como a vivência de um novo ambiente de trabalho, a ideia de ser iniciante e que será um longo processo até você chegar a um nível maior de experiência profissional” explica.

Outra entrevistada Juliana Moreira Januário, que atualmente na profissão de Confeiteira, nos conta sobre a mudança de profissão.

“Essa mudança foi algo que aconteceu de repente, sou formada em Veterinária, trabalhei por sete anos na minha formação, e eu estava buscando mudar de cidade, saí de Caldas Novas-Go para Goiânia-GO e então chegando aqui me deparei com situações bem diversas, para colocação na minha área de graduação, e as despesas não param, foi então que comecei a produzir bolos de aniversário, e alicercei nesse ramo de confeitaria, e me sinto feliz com uma renda boa, e um público fiel que divulga o meu trabalho, e faz com que eu cresça nesse ramo cada vez mais” pontua.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias