Uma chance de deixar um legado na história
Redação
Publicado em 24 de agosto de 2018 às 04:33 | Atualizado há 4 meses
Doar nunca é um ato simples. Alguns sábios dizem que os significados estão nas próprias palavras e se você prestar atenção perceberá que existe uma profunda sabedoria nisso. Um exemplo, é a palavra ‘doa-a-dor’, não há como doar sem se desapegar, a dor de tirar uma parte do seu tempo, ou do seu dinheiro, ou do seu sorriso em um dia de tristeza, enfim, aquele que já se deu a oportunidade de doar sabe que nunca é um gesto simples.
Em contrapartida, o resultado que se rebece na vida quando se tem o hábito de se entregar para alguma causa que vai além dos seus planos pessoais, é imensurável. E isso inclusive já se tornou objeto de estudo, alguns cientistas resolveram mensurar o ator de doar por caridade. Alguns pesquisadores do National Institute of Neurological Disorders and Stroke, em Bethesda (Maryland), pesquisaram o cérebro de 19 voluntários enquanto escolhiam se guardariam o dinheiro ou doariam. A parte do cérebro ativada quando uma doação acontecia seria o centro de recompensa do cérebro, o caminho mesolímbico, responsável por liberar dopamina. O resultado foi publicado na “Proceedings of the National Academy of Sciences” (www.pnas.org)
Muitas pessoas sentem o desejo de participar de algo que eleve o propósito de suas vidas, mas muitas vezes não sabem onde encontrar ou como auxiliar em causas que podem mudar a realidade de uma comunidade. Um grupo de pessoas em Goiânia sonhou grande e por uma iniciativa privada sustentada por doações surgiu o Hospital de Câncer de Goiás.
Deixe seu legado na história: seja amigo do HCG
O Hospital de Câncer de Goiás é uma necessidade imediata para a saúde do paciente da doença no Estado. Observando os hospitais que se destinam ao atendimento de pacientes com câncer, desde o diagnóstico, passando por radioterapias, quimioterapias,internações, cirurgias e demais procedimentos necessários, fica evidente que a região ainda tem uma estrutura aquém do necessário para atender tanto os pacientes atuais como os futuros casos projetados.
É necessário investir com urgência na saúde pública para que haja o aumento das chances de cura dos pacientes, além de promover o aspecto humanizado envolvendo a medicina, pesquisas e tratamentos de ponta.
O futuro hospital já possui a área em que será construído um terreno de 70.000 m2, doado pela Prefeitura Municipal de Inhumas, às margens da GO-070.
O deslocamento da capital Goiânia até Inhumas se dá justamente por essa rodovia. Da Praça Cívica, no Centro de Goiânia, até o local do HCI, são 55 km em percurso de rápido fluxo e fácil acesso.
Vale lembrar que a construção do HCG, além de ser uma referência em tratamento e prevenção do câncer, vai impactar diretamente na elevação de Goiás ao posto de referência nacional no segmento. Isso impactará diretamente na possibilidade de avançar em pesquisas, na economia da região, na geração de empregos e de renda, desde a capital até os municípios que circunvizinham o hospital.
O HCG se propõe a ser uma unidade de referência para diagnóstico,tratamento e prevenção dos casos de câncer, com estrutura humanizada,segmentado da seguinte forma para o atendimento hospitalar:
- 600 leitos, instalação total prevista após a conclusão da última etapa;
- 5 mil atendimentos/mês, entre consultas, exames e demais procedimentos;
- Ambulatórios, Enfermaria e Pronto-Socorro com atendimento 24 horas;
- Clínica para diagnósticos;
- Consultórios médicos e outros profissionais da saúde atuação multidisciplinar;
- Centro de Radioterapia e Quimioterapia;
- Centro Cirúrgico;
- Laboratórios de Análises Clínicas e de Anatomia;
- UTI , CTI e Área de Reabilitação;
- Instalações para hospedagens de acompanhantes;
- Ala infantil lúdica;
- Estrutura de apoio: lanchonetes, restaurante e estacionamento com mil vagas.
Além disso, o projeto do hospital conta com lavanderia, capela ecumênica, restaurantes para o público e funcionários/prestadores de serviços, áreas de convivência, sala de leitura, oficinas de trabalhos manuais, centro de documentação e pesquisa, administração e auditório.
Tudo para que todos os pacientes e seus acompanhantes sejam instalados da melhor forma possível, proporcionando conforto e humanização durante todo o tratamento do paciente e sua família.
Construção do HCG: o sonho se torna realidade
Em 2014, um médico residente em Goiânia, Wagner Miranda juntamente com sua esposa e um grupo de amigos estavam em Uberaba. Eles estavam reunidos para um leilão em prol de doações para o Hospital de Câncer de Barretos, que é referência no Brasil para o tratamento de câncer gratuito para pessoas carentes.
Foi ali que souberam da inauguração de uma ala cirurgica do Hospital de Barretos que eles não conheciam. Decidiram então viajar de Uberaba até Barretos para conhecer a nova ala. Nessa viagem, Wagner teve seu coração tocado e a partir de então, o único questionamento era “Por que em Goiás ainda não tinha um hospital desse porte? ”
Assim, a Associação para Cuidado de Câncer em Goiás – Acceg foi criada em 28 de maio de 2014, contando com a participação de membros da comunidade em geral, (médicos, engenheiros, donas de casa, comerciantes, advogados etc) a instituição começou a desenvolver trabalhos relacionados à conscientização e prevenção ao câncer, através da participação em eventos, realização de palestras educativas e ações preventivas para a comunidade em geral, e visando a criação do novo Hospital.
Em outubro de 2015 foi cedido, em cumprimento a todos os tramites legais, pela prefeitura do município de Inhumas, no entorno de Goiânia, uma área para a construção de um Hospital com o objetivo maior de atender à população portadora ou suspeita de portar esta enfermidade, e atender com a melhor qualidade técnica, sem haver pagamentos por parte dos pacientes, e com o maior grau de humanização possível.
O projeto tomou grandes proporções e em em 21 de janeiro de 2015 foi fundado o Hospital de Câncer de Goiás – HCG.
Finalizando a 1ª etapa: como se tornar um doador
Dentro de 60 dias a 1ª etapa de construção já estará finalizada. Após a realização da Terceira Etapa, o HCG estará apto a atender,de forma integral, os pacientes com câncer de todo o estado de Goiás e região.
Como você pode fazer parte dessa história: Doações diretas de Pessoas Físicas; Realização de eventos próprios e de terceiros; Captação de recursos públicos em que o projeto do hospital possa se enquadrar; Captação de recursos de fundos internacionais em que o projeto do hospital possa se enquadrar; Eventos e projetos realizados por terceiros, com o devido aval e aprovação prévia do HCG. Todas essas ações estão presentes no Portal, acesse www.hcancergoias.com.br. Obs.: O HCG não autoriza a realização de eventos utilizando seu nome, sem previamente ser consultado e ter aprovado a dinâmica da doação.
Hoje a Associação para Cuidado de Câncer em Goiás–Acceg (atividades de organizações associativas profissionais) tem sua sede na Avenida T-3, Quadra 64, Lote 21, nº 1.367, Setor Bueno, Goiânia, Goiás.
Para doar acesse o link do nosso site no perfil: @hcancerdegoias
Você pode doar qualquer valor ou 12x de R$ 10,00 através do cartão de crédito. Ou ainda através de depósito ou transferência bancária.
BANCO DO BRASIL
Hospital de Câncer de Inhumas
Ag: 0496-0
C/C:53000-x
CNPJ: 20827343/0002-12
24 de agosto (sexta) a partir das 18h
Atrações: Atitude Praise, Davi Passamani e Fernandinho
Local: Arena Deu Praia (BR 153, em frente ao carrefour)
Parte da renda é destinada a construção do HCG e todos os ingressos são válidos com 1kg de alimento não perecível em parceria com a Associação Mais Amigos.
Ingressos: www.baladapp.com. br ou Tribo do Açaí, The Body Shop (Flamboyant e Goiânia Shopping), Marola Surfwear (Passeio das águas, Buriti shopping), Dr. Exame, República da Saúde, Bulls Hamburgueria (T-10). Instagram @tabernaculum_oficial