Cotidiano

Uma escola modelo

Redação DM

Publicado em 20 de janeiro de 2016 às 21:41 | Atualizado há 10 anos

A secretária da Educação, Cultura e Esportes, Raquel Teixeira, inaugurou na manhã de ontem o Colégio Estadual Roberto Civita, no Residencial Kátia, próximo ao Anel Viário. A nova unidade foi construída inteiramente no sistema Escola Padrão Século XXI, com estrutura privilegiando a acessibilidade, integração dos alunos e prática multidisciplinar.

Serão cerca de 1.200 vagas disponíveis para o Residencial Kátia e bairros circunvizinhos e a construção atende a antigas reivindicações daquelas comunidades. Já foram concluídas as matrículas para as turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e as três séries do Ensino Médio. Todas as vagas para os três turnos foram preenchidas, atestou a diretora do Colégio Roberto Civita, professora Neimar Moreira da Silva. A obra, orçada em R$3.170 milhões, foi erguida com recursos do Governo de Goiás e do Ministério da Educação por meio do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Como ressaltou a secretária Raquel Teixeira esse é uma obra do Governo do Estado que visa inteiramente garantir um ensino de qualidade para os jovens e que uma das metas prioritárias é investir em educação integral. Uma das novidades anunciadas pela secretária durante a inauguração é que o Colégio terá uma banda marcial que estará sob a responsabilidade do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte.

A inauguração contou com a presença do Felipe Frazão, da sucursal da Revista Veja em Brasília. O nome dado ao Colégio, Roberto Civita, é em homenagem ao empresário da área de comunicação, fundador da revista Veja e à frente do Grupo Abril por mais de 30 anos, Roberto é filho de Victor Civita, que em 1985 criou a Fundação de mesmo nome e foi o grande idealizador do prêmio Educador Nota Dez, considerado o “Oscar da Educação no Brasil”, conforme destacou a secretária Raquel Teixeira em sua fala.

Diferencial

A diretora da nova unidade, professora Neimar Moreira da Silva, ressaltou que o diferencial dessa escola é promover a integração dos alunos com a comunidade em uma estrutura física de excelência e quadro de professores com os melhores quadros. O local onde foi instalado privilegia a facilidade de acesso dos alunos das diversas comunidades da região.

“Queremos ser de fato uma escola modelo que sirva de referência para outras escolas e temos apoio da secretária Raquel Teixeira para isto”, frisou. A banda marcial, anunciada pela secretária, será um complemento para incentivar o gosto pela música nos alunos e facilitar o processo de aprendizado multidisciplinar.

Falando para professores, pais e alunos a secretária Raquel Teixeira frisou que compete às instituições de ensino e gestores da educação promover uma educação de forma global e sempre inclusiva. “Além de compartilhar com as crianças e jovens o conhecimento acumulado ao longo da história, nós temos a missão de preparar esses estudantes para um futuro que exige inovação e criatividade”, ressaltou.

Raquel diz que se sente à vontade para falar sobre as escolas Padrão Século XXI, por ter sido uma inovação implantada por ela quando de sua primeira passagem pelo comando da educação, ainda entre os anos 1999 e 2002. Trata-se de um projeto arquitetônico que visa primordialmenteproporcionar segurança e bem estar aos professores e alunos. O Colégio Roberto Civita será distribuída em 9 blocos sendo 12 salas de aula, laboratórios de informática e de ciências, salas para diretoria, secretaria e grêmio estudantil; cozinha, refeitório, auditório, biblioteca e área de convivência externa com capacidade para 40 cadeiras móveis. O último bloco é uma quadra poliesportiva coberta, obra que já foi licitada e será iniciada em março.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia