Veterinários tentam salvar cavalos intoxicados em haras de Goiânia após suspeita de feno contaminado
DM Redação
Publicado em 13 de outubro de 2025 às 15:27 | Atualizado há 2 horas
Cerca de 20 cavalos de um haras localizado às margens da GO-060, na saída de Goiânia para Trindade, foram supostamente intoxicados após consumirem feno contaminado por fungos. Cinco animais — dois cavalos, duas éguas e um pônei — morreram. Os demais recebem cuidados intensivos de uma equipe veterinária.
O Instituto Equestre Camilla Costa, responsável pelos animais, lamentou as perdas e pediu apoio nas redes sociais. “A batalha que estamos lutando não está fácil. Pedimos orações, seja qual for a sua crença. Em dois dias, perdemos cinco guerreiros”, publicou a instituição.
A estudante de veterinária Samy Castro, que realizou estágio no local, destacou a fragilidade dos equinos diante de alterações alimentares ou situações de estresse. “O cavalo é muito sensível, por mais que seja grande e forte. Se ele estressa ou come algo errado, pode desenvolver cólica. Lá, eles desconfiam do feno, mas nada está comprovado. Nesses casos, o animal sente dor intensa, desidrata e pode morrer”, explicou.
Em vídeo publicado nesta segunda-feira (13/10), Samy relatou que alguns cavalos permanecem em estado delicado, porém mais estáveis que nas últimas horas. “Seguem tentando controlar”, afirmou.
Foto: Agência Brasil