Home / Cotidiano

Cotidiano

Vida de estagiário, início de uma relação profissional

Estágio onde todos vencedores já passaram um dia

Imagem ilustrativa da imagem Vida de estagiário, início de uma relação profissional

Por algum momento você já ouviu dizer por aí que vida de estagiário é “puxada” pois bem! todos estagiários passam por inúmeros percalços quando se inicia uma relação profissional com a área de formação. Conciliar inúmeras atividades como estudos, trabalho, família, lazer, academia e estágio torna-se uma maratona incansável, só quem já passou por esse processo sabe que requer uma estrutura física, mental e emocional 100% equilibrada, mas é claro que as vezes ocorrem oscilações e declínio em algumas partes dessa jornada que parece não ter mais fim.

É normal deparar se esbarrando em algum estagiário pelas ruas, pois a vida de todos eles é uma correria sem fim, corre o dia inteiro, corre pra pegar o ônibus, corre pra ir ao trabalho, corre pra empresa pela qual está realizando seu estágio, corre para entregar trabalho da faculdade, quer dar uma atenção aos amigos, sair com a família, fazer sua malhação na academia, olha no relógio e tem a sensação que o tempo se tornou seu grande “vilão”, pois as horas passam e o estagiário está ali sempre com os olhos arregalados para não perder nenhuma informação. Não importa em qual período esteja, a realidade é igual para todos, mas é algo satisfatório pois ao exercer a prática da profissão o estagiário tem a sensação que todos esforços estão valendo a pena.

Pois essa rotina de estagiário é a primeira oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e entender como é a vida de um profissional, uma forma de ampliar seus conhecimentos, fazer crescer sua rede de contatos e conhecer grandes amigos. Nos primeiros dias o estágio não entende nada do processo, mas aos poucos vai se socializando com todos os envolvidos e aos poucos tudo se torna mais suave.

O que resta é ir montando o “quebra-cabeça” da rotina de estagiário todos os dias uma peça de cada vez, pois nem sempre se faz o que se tem mais afinidade, pois o que ninguém quer fazer sempre sobra para o estagiário e nessa dinâmica de aprendizado a prática seja suave ou seja dura ela se faz necessário para o retorno futuro.

Para conhecer essa rotina da vida de estagiário o Diário da Manhã foi correr junto nessa maratona diária.


		Vida de estagiário, início de uma relação profissional
Gynaberg Reis


O Diário da Manhã conversou com o estagiário do curso de Agronomia, Jhon Henrique Wesnay Matheus Moreira Santos, que nos conta sua experiência na atuação de estagiário, os interesses e a responsabilidade ao assumir as tarefas. “É fundamental demonstrar pro atividade por assumir compromisso, exibir uma atitude continua que esteja em harmonia com as tarefas atribuídas, ter maturidade cognitiva, e realizar as atividades o mais rápido possível e sempre uma boa relação interpessoal com o grupo de trabalho, ter disposição e vontade para estar sempre aprendendo e estudando sobre a área de formação”, diz.

Jhon Henrique, também nos conta como foi iniciar a etapa do estágio e a forma pela qual foi direcionado a buscar exercer as atividades de estagiário. “Enfrentar tal desafio se apresenta como uma empreitada de grande importância e necessário uma priorização criteriosa e posterior abandono de inúmeras atividades preferenciais para aceitar apenas aquelas que são essenciais, uma boa organização dos horários. Em alguns casos seja preciso a redução da carga horaria ocupacional com CLT, realizando uma negociação com a empresa, mas nem sempre e possível. Quando busquei a pesquisar o mercado, ver os programas e oportunidades para o estágio, tendo proatividade nas oportunidades que apareciam, usando estratégias de netwok durante os eventos, aulas de campos estabelecendo diálogos pertinentes com as pessoas envolvidas tanto no ambiente universitário e fora dele com profissionais na área, esse investimento pelo qual buscava visando a prospecção de possíveis vagas de estágio, valendo me das recomendações e identificações que poderiam ser compartilhadas”, diz.

Jhon Henrique, conta momentos marcantes no período de aprendizado e deixa uma mensagem final. “O primeiro momento foi marcante a realização da identificação dos insetos na lavoura de soja por batida de pano, já no segundo momento foi em laboratório com a realização de criação de controle biológico, mas específico com "telenomus podisi", que realizei o desenvolvimento de metodologia e ajustes da concentração da solução com inseticida, utilizando técnica de DL50, após estar estabilizado montar "bio ensaios" para rodar os experimentos. Então viver a experiência como estagiário é gratificante para todos que se tornará um profissional futuro então você amigo estagiário aproveite cada instante do seu estágio, acolhendo cada oportunidade que se apresentar, é claro! Sempre com compromisso que for proposto, demonstrando uma postura mental e suscetível a uma apreensão holística, pratique uma escuta ativa para que cada etapa possa contribuir para o seu enriquecimento de sua experiência profissional e intelectual”.

O Diário da Manhã conversou também com a estagiária no curso de Publicidade e Propaganda, Samara Kalene de Souza que nos conta sua experiência e as dificuldades enfrentadas nesse período. "É necessário entender todos os processos internos que envolvem o trabalho, e executá-los da forma mais respeitosa e fiel possível ao que foi demandado. Dada a devida atenção e dedicação ao realizar o que foi proposto, o “trabalho” de estágio será visto com bons olhos e de forma promissora. Além disso o estagiário(a) precisa entender o mercado, e não ficar preso apenas à área especifica de atuação. É necessário expandir os horizontes e explorar outras áreas de atuação do mesmo universo profissional, afinal todas influenciam umas às outras. E dentro dessa mesma resposta quero dizer que o desafio encontrado é sem dúvida o financeiro. Pois não acha estágio (remunerado) que te dê a oportunidade de continuar trabalhando oito horas por dia. É muito difícil abdicar do seu trabalho em prol de um estágio de meio período com a metade de um salário mínimo”, pontua.

Samara Karen, nos conta também a diferença entre a vida prática e a vida teórica e o seu maior desafio como estagiária. “É diferente na complexidade, a teoria é bem mais fácil e serve como base. Mas entender a linguagem, regras, métodos, execuções de cada lugar, não se aprende em disciplinas de faculdade. Os tormentos, os desafios também não se aprendem em sala aula. A teoria é o caminho pra você chegar lá, se basear e direcionar. A prática é tudo o que você aprendeu com “surpresinhas” o tempo todo, que só podem ser resolvidas por meio da vivência mesmo. Então a prática ajuda a assimilar o que foi proposto teoricamente em sala de aula, quando você vivencia fica mais fácil o entendimento, pois o meu desafio foi lidar com meus erros recorrentes. O que parecia ser tão fácil para os outros profissionais à minha volta, para mim parecia ser extremamente complexo, já que era algo novo na minha atuação”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias